Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/03/2018-16h32

Museu da Udesc restaura painéis da extinta Academia do Comércio de Santa Catarina

Obras retratam formandos dos anos 1940 - Foto: Div.

O Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), restaurou 13 painéis do século passado com fotografias de alunos dos anos 1940 da extinta Academia de Comércio de Santa Catarina.

Os quadros estão expostos no museu, no Centro de Florianópolis, e podem ser vistos de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, e aos sábados, das 10h às 16h.

Os painéis foram doados em 2005 pela Secretaria de Estado da Educação (SED) ao Mesc, mas só no ano passado puderam passar pelo processo de restauração, feito por técnicos do museu, sob supervisão da coordenadora do espaço, professora Sandra Makowiecky, e com apoio de serviços especializados externos.

"No século passado, era costume que cada turma, depois de formada, deixasse de recordação para a instituição um quadro com fotografias dos alunos, mestres e homenageados", explica Sandra. Dos 13 painéis recebidos, dois estavam praticamente destruídos, os de 1946 e 1949, e agora estão restaurados.

Informações recuperadas

Os nomes contidos em alguns painéis já estavam apagados pelo tempo ou irreconhecíveis. "Em um golpe de sorte ou destino, no final do ano passado, a Udesc Faed enviou ao Mesc os livros de atas que continham dados referente às formaturas dos painéis", diz a coordenadora do Mesc.

Na opinião dela, quem enviou o material não imaginava o quanto ele seria útil. "Agora, a documentação em formato de painéis e a documentação formal, com livro de atas e respectivas assinaturas, estão completas."

Os painéis têm dimensões variadas, tanto de largura como de altura, indo de 1 a 2,5 metros. "Agora que foram restaurados, poderão ser apreciados pelo grande público", conclui Sandra.

Em 2017, esse trabalho de restauração foi indicado à 
30ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, por Santa Catarina, na categoria "Iniciativas de excelência em técnicas de preservação do patrimônio cultural".

Nomes da história catarinense

A Academia do Comércio de Santa Catarina surgiu em 1943, com a criação do curso superior de Administração e Finanças. A instituição funcionou até a década de 1990, quando foi extinta. "A academia teve muita importância na formação de catarinenses ilustres e na vocação do ensino superior de Santa Catarina, o que reforça a importância da preservação dos painéis", explica Sandra.

Pelas fotos e pelos nomes nos painéis, é possível identificar homens e mulheres que participaram ativamente da construção de uma sociedade mais representativa, sobretudo na produção e na transmissão de conhecimento, como professores, reitores, advogados, prefeitos e administradores públicos.

O advogado e escritor Hoyêdo de Gouvêa Lins (1929-2010) e a advogada Sylvia Amélia Carneiro da Cunha (1914-2012) são alguns dos nomes que fizeram a história de Santa Catarina em setores diversos de atuação.  

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail museudaescola@udesc.br e pelo telefone (48) 3225-8658.

Acompanhe as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ativar sua conta de e-mail e ter o pacote Office 365 gratuitamente.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h