Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/11/2016-19h36

Pós-Graduação em Artes Visuais da Udesc realiza conferência com professor da Universidade de Sorbonne

Conferência com Jean Lancri ocorre nesta terça, na Udesc. Foto: Divulgação
O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) encerra, nesta terça-feira, 29, o segundo semestre de 2016 com a conferência O papel da sombra na pintura ocidental e a criação artística, com Jean Lancri, professor da Université Panthéon Sorbonne, de Paris, na França.

O evento será realizado no Auditório Profa. Dra. Maria Cristina Alves dos Santos Pessi, no Bloco Amarelo da Udesc Ceart, às 10h, com tradução da professora Silvana Bernardes Rosa, do Departamento de Artes Visuais (DAV). Com organização do PPGAV da Udesc, a palestra tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAV/UFRGS).

A conferência abordará a sombra e como ela é usada pelos artistas. Lancri analisará obras relevantes de artistas de várias épocas e questionará a sombra em uma obra póstuma de Marcel Duchamp.

Sinopse da conferência

Sem a experiência da sombra e da cegueira, nada de visível nem de visão. Nada também de pintura. Na origem da pintura, nos diz uma lenda grega (contada por Plínio, o Ancião), havia uma bela história de amor, de uma jovem de Corinto que, para guardar a imagem do amante que iria deixá-la, fixou, na superfície de uma parede, sua silhueta, ou seja, seu contorno sombreado. Assim,na origem da pintura, havia a sombra.O que é então essa sombra (e mais amplamente a da noite) na criação artística? Como os artistas a tem explorado? Tais são as questões que levaram Jean Lancri a analisar obras relevantes de Seurat a Picasso, de Friedrich a Warhol, de Klee a Boltanski. Ao final, questionará a sombra e o fotográfico na obra póstuma de Marcel Duchamp- Etant donnés: 1) la chute d’eau, 2) le gaz d’éclairage.

Serviço:

O QUÊ: Conferência O papel da sombra na pintura ocidental e a criação artística, com Jean Lancri.
QUANDO: 29 de novembro, às 10h.
ONDE: Auditório Maria Cristina Alves dos Santos Pessi, no Bloco Amarelo da Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907, Bairro Itacorubi, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h