Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/04/2024-14h55

Professor da Udesc Ceart contribui com elaboração de Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de Moda

Foto: Fernanda Ferreira
Até 21 de abril, o Conselho Nacional de Educação (CNE) promove uma consulta pública para receber contribuições para elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de Bacharelado em Moda. As DCNs são normas que orientam o planejamento curricular e a elaboração dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs).

Esta iniciativa é conduzida pelo Ministério da Educação (MEC), através do Conselho Nacional de Educação (CNE), e se estabelece como uma Consulta Pública, visando a construção colaborativa das diretrizes.

O professor Lucas da Rosa, chefe do Departamento de Moda, atua como consultor especialista voluntário do Grupo de Trabalho que apoia a Comissão da Câmara de Educação Superior do CNE. O docente explica que mesmo o ensino superior de Moda existindo no país há quase 40 anos, não existe até hoje, uma base curricular nacional para os cursos de Bacharelados.

"Fui convidado pelo MEC por conta do meu histórico de trabalho com as questões que envolveram as DCNs de Moda". Ele atua no fornecimento de subsídios para o parecer relativo à elaboração das DCNs desde agosto de 2022 e segue na função até a conclusão do documento.

Embora existam cursos superiores de Moda no Brasil há quase 40 anos, até hoje não existe uma base curricular nacional para esses cursos de Bacharelado. A iniciativa de elaborar as DCNs para os cursos de Bacharelado em Moda visa construir colaborativamente diretrizes que orientem os programas acadêmicos nessa área. Essa demanda surgiu de várias instituições de ensino sobre a ausência de DCNs para orientar a elaboração dos PPCs.

Lucas explica que articulações em prol de uma base curricular nacional para os cursos de Bacharelado em Moda iniciaram há mais de uma década. "Em 2010, eu soube desse movimento e passei a me aproximar do grupo de docentes de diferentes regiões do Brasil que estava debatendo e propondo a existência no MEC de diretrizes curriculares de graduação em Moda", explica o professor.

Os encontros com foco nas DCNs prosseguiram com a criação, em 2014, da Associação Brasileira de Ensino em Moda (ABEPEM), da qual Lucas foi membro da presidência. Até serem retomados em 2022, na Câmara de Educação Superior do CNE, sob coordenação do MEC.

Os interessados em contribuir podem enviar documentos em formato texto para o endereço diretrizesmoda@mec.gov.br. As instruções detalhadas e a minuta de Resolução (Texto Referência) podem ser acessadas através deste link: Portal do MEC - Audiências e Consultas Públicas. O arquivo com a proposta das Diretrizes pode ser acessado em: https://portal.mec.gov.br/conselhonacional-de-educacao/audiencias-e-consultas-publicas.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h