Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/04/2018-19h36

Professor da Udesc integra sistema que atesta qualidade de cursos de graduação do Mercosul

Amauri Bogo está em comissão que oferece garantia pública de qualidade de cursos - Foto: Heloíse Guesser

O secretário de Cooperação Interinstitucional e Internacional da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Amauri Bogo, é membro avaliador do Sistema de Acreditação de Qualidade Acadêmica  de Cursos de Graduação do Mercosul (Arcu-Sul), que oferece garantia pública de qualidade dos cursos do bloco.

Bogo foi indicado em 2016 para ser avaliador do Sistema Arcu-Sul. A designação de membros ocorre com base no desempenho profissional e acadêmico dos integrantes do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Entre outros pré-requisitos, os avaliadores devem ser docentes de instituto de ensino superior, apresentar titulação stricto sensu e ter reputação ilibada.

Como funciona o processo

A acreditação de cursos de graduação é feita de acordo com os critérios estabelecidos pela Rede de Agências Nacionais de Acreditação (Rana). Os cursos têm seu selo de qualidade reconhecido pelo período de seis anos.

"Não há finalidade de fiscalização governamental, e a acreditação não deve ser confundida com procedimentos de credenciamento ou de reconhecimento de curso", esclarece Bogo.

Através do ato de acreditação, as universidades que tenham reconhecimento oficial no seu país são avaliadas e, se aprovadas, recebem um certificado de qualidade na formação superior válido no âmbito do Mercosul.

Criado em 2008, o Sistema Arcu-Sul  respeita as legislações de cada país e a autonomia das instituições universitárias que fazem parte desse processo.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h