Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Artes

Notícia

05/10/2017-18h44

Professora da Udesc realiza exposição inspirada em filmes de Andrei Tarkovski

 
Exposição de Jociele Lampert poderá ser visitada na Galeria Pedro Paulo Vecchietti a partir de 9 de outubro. Arte: Divulgação
Jociele Lampert, professora do Departamento de Artes Visuais (DAV) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), inaugura a exposição “Solaris” na próxima segunda, 9, às 19h30, na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, em Florianópolis. A exposição, com obras inspiradas nos filmes do cineasta russo Andrei Tarkovski poderá ser visitada de segunda a sexta, das 13h às 19h, até o dia 4 de novembro.

Foram produzidas séries de pinturas, desenhos, monotipias e serigrafias que envolvem imagens de diferentes filmes de Tarkovski como referência. “São técnicas que desenvolvo como pesquisa em meu grupo de estudos, o Estúdio de Pintura Apotheke”, explica Jociele.

Solaris, título da exposição, é também o nome de um dos filmes do cineasta russo. No filme de 1972, Solaris (inspirado no livro de mesmo nome) é um planeta composto por um grande oceano que possui inteligência própria e consegue reproduzir pessoas e memórias dos astronautas que o estudam.

“Eu aprendi sobre cor e diferentes formas de olhar para a pintura assistindo filmes do Tarkovski nos anos 90, quando era aluna do professor pintor Alphonsus Benetti, na Universidade Federal de Santa Maria, no Ateliê 1336. Dos anos 90 até então, estudando sobre colagem, conceito desenvolvido em minha tese, estudando imagens da cultura visual e da arte contemporânea, compreendi que a paisagem é mais que um tema para minha pintura, é o lugar para onde eu sempre retorno e onde é possível construir minhas metáforas, ou seja, um Solaris", conta Jociele Lampert.

Durante o período da exposição, será oferecido à comunidade interessada, micro prática em monotipia e em foto pintura, técnicas que a professora Jociele aborda em sua obra.

O texto curatorial da exposição é da professora Rita Luciana Berti Bredariolli, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Sobre a artista

Jociele Lampert desenvolveu pesquisa como professora visitante no Teachers College na Columbia University em Nova Iorque, Estados Unidos, onde realizou o estudo intitulado Artist’s Diary and Professor’s Diary: Roamings About Painting Education. É doutora em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui Graduação em Desenho e Plástica - Bacharelado em Pintura e Graduação em Desenho e Plástica – Licenciatura, ambas pela UFSM.

É professora associada na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Atua no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Udesc, dando aula no mestrado e doutorado na Linha de Pesquisa de Ensino das Artes Visuais, onde também é professora da graduação. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Arte, Educação e Cultura UFSM/CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa Entre Paisagem Udesc/CNPq. Coordenadora do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke (Udesc). Tem experiência na área de Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: pintura, arte e educação, formação docente. É membro associado da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas.

Serviço:

O QUÊ: Exposição Solaris, de Jociele Lampert.
QUANDO: Abertura, dia 9, às 19h30. Aberto à visitação de 10 de outubro a 4 de novembro. Segunda a sexta, das 13h às 19h.
ONDE: Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, Praça XV de Novembro, 180, Centro, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC