Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/12/2017-19h44

Programa da Udesc que orienta servidores para aposentadoria forma primeira turma

Cerimônia foi realizada no dia 6 - Foto: Isadora Vicente
A primeira turma do Programa de Orientação para Aposentadoria (Popa), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizou o encontro de encerramento e formatura na última quarta-feira, 6, no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis. 

Durante a tarde, os participantes avaliaram sua experiência pessoal e contaram sobre seus planos, além de dar sugestões, como fazer um encontro anual da turma e estender a duração do programa. 

Ao longo de oito encontros realizados semanalmente, técnicos e professores da instituição que, dentro de três anos, terão direito à aposentadoria ou já têm o tempo de serviço necessário receberam orientações sobre diferentes temas.

O grupo teve palestras que abordaram autoconhecimento, qualidade de vida e bem-estar, saúde mental, relações humanas e vida afetiva, finanças pessoais e investimentos, planejamento de vida, entre outros.

"Relembrar tudo isso para mim foi como se estivesse passando um filme do quanto foi importante estar com vocês. O Popa está preenchendo um espaço de amor, de troca, de amizade, de valorizar a vida e de realização dentro de mim", disse, emocionada, a coordenadora do programa, Claudia Messores.

Cerimônia

No encerramento, o coral do Grupo de Estudos da Terceira Idade (Geti), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), apresentou quatro músicas. A programação também teve um depoimento da assistente social Marilde Rodrigues, de 90 anos.

"Sempre fui aquela que quis conhecer mais. Quando completei o tempo de universidade, descobri que queria cozinhar, aproveitava para fazer curso. Tenho 50 anos de ioga e agora faço ginástica cerebral. Não parem. Cultivem-se e aproveitem todas as oportunidades que aparecem", aconselhou. 

O evento contou com as presenças do pró-reitor de Administração, Matheus Fidelis, do coordenador de Desenvolvimento Humano, Silmar Neckel, e da coordenadora de Capacitação e Qualificação, Giselle Royer Bion.

Os técnicos homenagearam a coordenadora do programa e destacaram a importância de os participantes incentivarem a continuidade da iniciativa.

"É um orgulho que a Claudia esteja tocando esse projeto tão lindamente. Parabéns a vocês por se darem a oportunidade de estar aqui. É importante indicar e apoiar os colegas de vocês a participarem do Popa para que esse programa tenha vida longa", ressaltou Giselle.

O Popa é uma iniciativa da Coordenadoria de Desenvolvimento Humano (CDH), ligada à Pró-Reitoria de Administração da Udesc (Proad), e deve ser replicado em breve em Lages e Joinville. 

Inspiração

A expressão "de vento em popa", que inspirou o nome do programa, é ligada à navegação, e significa, por exemplo, "com circunstâncias a seu favor" e "com prosperidade". A ideia é mostrar aos participantes que há muita vida depois da aposentadoria.

"Eu já estava me aposentando, não só para a Udesc, mas um pouco para a vida, e o Popa me mostrou que eu tenho um longo caminho pela frente, com muita coisa legal. Saio mais segura e forte com as estratégias que aprendi", disse a professora Silvia Parcias, da Udesc Cefid. "O programa precisa continuar, é fundamental."

A técnica da Reitoria Aladia Julieta da Silva Bez, por sua vez, descobriu um grupo de passeios de moto e foi até os Estados Unidos com o marido, que se aposentará no ano que vem. Servidora pública há mais de 30 anos, Aladia deve trabalhar até o fim de 2019. O hobbie e o programa da Udesc reforçaram o desejo em parar.

"Me deu uma vida, entendi que finalizei uma etapa e eu tenho certeza de que estou preparada para entrar em outra. Uma coisa que o Popa me deu foi maturidade", afirmou.

Para alguns servidores, o programa reavivou sonhos antigos, como foi o caso de Gladis Queiróz, técnica da Reitoria. "Sempre quis fazer o Caminho de Compostela, na Espanha. Desde os meus 30 anos, estava guardado no meu coração, e o Popa me despertou. Vou começar o acompanhamento com a nutricionista em janeiro e estou muito empolgada", compartilhou.

Turma e participantes

Fizeram parte da primeira turma: Aladia Julieta da Silva Bez, Claudia Maria Messores, Dalva Maria Alves Godoy, Dalva Magro, Francisco de Resende Baima, Francisco Manoel Fernandes, Gladis Queiróz, Iraci Borszcz, Jacqueline Peressoni, Nair Rosa Machado, Regina Oliveira Paiva, Silvia Parcias e Suzana Matheus Pereira.

Palestraram ou deram depoimentos: Ana Fraiman, Giovana Zarpelon Mazo, Leonardo Hoffmann, Deise Jaqueline Alves Faleiro, Adair de Medeiros Lima, Lucas Moresco, Sandra Grigolo e Terezinha Derner. 

Também estiveram nesse grupo de palestrantes: Rogério Machado Rosa, Sueli Wendhausen, Janaina Valentim, Beatriz Tatiane Jantsch, Silvana Haeming, Israel Oreano Rollin Borges, Jaqueline Rodrigues, Lidia Picinin, Madalena Brognoli, Emiliana Debetir e Rute Vieira de Jesus. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h