Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/03/2018-15h43

Programa de extensão da Udesc promove laboratório de escrita teatral aberto ao público

O Encontro com Dramaturgo, programa de extensão do curso de Teatro do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove entre 26 de março e 02 de julho, a atividade “Laboratório de Escritas Teatrais”. Os encontros serão gratuitos e abertos para a comunidade, com inscrição a ser feita no local da oficina. 

A proposta, coordenada pelo professor Stephan Baumgartel, visa incentivar a prática da escrita teatral a partir de textos, sons e imagens, por meio da escrita de peças de formas variadas, individuais e em grupo, além de leituras de peças.

As aulas ocorrerão quinzenalmente às segundas-feiras, das 19h às 21h, na sala de Cenografia do Bloco Vermelho da Udesc Ceart, nas seguintes datas: 26 de março, 9 e 23 de abril, 7 e 21 de maio, 4 e 18 de junho e 2 de julho. A oficina não requer conhecimento ou prática prévia em dramaturgia dos participantes e, havendo vagas, os interessados podem iniciar a qualquer momento durante o semestre.

Os ministrantes da atividade serão estudantes do Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT): Giorgio Gislon, doutorando que pesquisa a dramaturgia pós-dramática alemã com não atores; Maria Mercedes Rodríguez, mestranda e pesquisadora na área de dramaturgia contemporânea; e Paula Maba, aluna especial do PPGT que pesquisa processos de criação de dramaturgia.

Mais informações no email giorgiogislon@gmail.com.

Sobre o projeto


Coordenado pelo professor Stephan Baumgartel, o projeto Encontro com Dramaturgo existe desde 2011 e traz importantes nomes nacionais e internacionais para discutir a dramaturgia contemporânea. Além do ciclo de palestras e oficinas oferecidas, o projeto ainda conta com laboratório de criação de textos teatrais e o evento Café Dramatúrgico, onde são realizadas leituras de textos teatrais contemporâneos e discussões.

Sobre os ministrantes


Giorgio Gislon é pesquisador, performer e professor. Sua pesquisa de doutorado é sobre teatro pós-dramático alemão com não atores a partir do trabalho do coletivo Rimini Protokoll. Como performer participa do coletivo Mapas Hipertextos, tendo co-criado “Esbarra”, “Brasil em jogo” e “Área própria para dança”. Nos últimos dois anos, foi professor de português e literatura do quinto ano em escola de Florianópolis.

María Mercedes Rodríguez é pesquisadora, performer, roteirista, atriz e professora de teatro. Formada na Escuela de Teatro La Plata, é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) da Udesc Ceart e pesquisadora no grupo Imagens Políticas. Sua pesquisa trabalha com questões de dramaturgia contemporânea e tem uma abordagem tanto teórica quanto prática.

Paula Maba é professora, pesquisadora e atriz. Com mais de dez anos de atuação, é graduada em Bacharelado e Licenciatura em Teatro pela Udesc Ceart. Sua pesquisa teórico-prática situa-se na zona liminar entre teatro e filosofia e, a partir da perspectiva do teatro contemporâneo, faz uma ampla defesa do teatro com espaço de práxis filosófica. Participa regularmente do grupo de pesquisa Imagens Políticas e, trabalha na formação e desenvolvimento da Comuna Rio Vermelho, espaço multiuso destinado a promoção de ações comuns.

Serviço:


O QUÊ: Laboratório de Escritas Teatrais.
QUANDO: De março a julho, quinzenalmente nas segundas-feiras, das 19h às 21h. Dias 26/03, 09/04, 23/04, 07/05, 21/05, 04/06, 18/06 e 02/07.
ONDE: Sala de Cenografia do Bloco Vermelho da Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade. Inscrições no local.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h