Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/04/2018-19h12

Projeto Jovens Artistas: Arte Contemporânea em Santa Catarina promove exposições e oficinas com apoio da Udesc

Arte: Divulgação
Nesta quinta-feira, 12 de abril, a Fundação Cultural Badesc inaugura a exposição coletiva e itinerante “Jovens Artistas: Arte Contemporânea em Santa Catarina”, com obras de 26 artistas do Estado.

O projeto, com o objetivo de criar espaços de atuação e formação para jovens artistas, tem apoio do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e realizará também uma série de oficinas gratuitas e abertas ao público em Florianópolis, Joinville, Lages e Chapecó. Em Florianópolis, as oficinas ocorrem na Udesc Ceart e estão com inscrições abertas.

O projeto foi contemplado em 2017 pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, inscrito pela professora Maria Cristina Rosa Fonseca da Silva, do Departamento de Artes Visuais.

Exposição


A abertura da exposição ocorre nesta quinta-feira, 12, a partir das 19h, no Espaço Fernando Beck da Fundação Cultural Badesc. A visitação pode ser realizada até 11 de maio, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

A exposição, gratuita e aberta para o público, contou com a inscrição de 129 trabalhos artísticos, de 100 artistas atuantes no Estado e residentes nas cidades de Blumenau, Brusque, Camboriú, Chapecó, Cocal do Sul, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Içara¸ Indaial, Itajaí, Joinville, Lages, Laguna, Nova Veneza, Presidente Getúlio, Santo Amaro da Imperatriz, São José e Tijucas. Para os organizadores, o engajamento dos artistas com a exposição “amplia as formas de conhecer e reconhecer a produção artística contemporânea de Santa Catarina”.

A mostra reúne trabalhos de instalação virtual, impressão gráfica, fotografia, foto montagem, colagem, objeto artístico, pintura óleo sobre tela, aquarela, nanquim, gravura, performance/instalação, vídeo, livro de artista e bordado. A seleção dos trabalhos foi realizada pelos curadores Alexandre Sequeira, Gabriela Caetano D’Amoreira, Lucila Horn e Raquel Stolf.

O tema da exposição será “dos desvios e do desver”, inspirado num escrito do poeta brasileiro Manoel de Barros. Os trabalhos também serão expostos em Joinville, Lages e Chapecó. 

Artistas participantes

Ana Gallas, Ana Monari, Diana Chiodelli, Fran Favero, Gabi Bresola, Giovana Werutsky, Isadora Stähelin, Jan M. O., Joana Amarante, João Lazaro, Jonathan Holdorf, Kim Coimbra, Leandro Serpa, Letícia Rech, Manuela Valls, Maria Luiza Sumienski, Mariana Berta, Patrícia Galelli, Priscila Costa Oliveira, Rachel Lima, Rafael Nunes, Ricardo Sommer, Rodrigo Born, Sarah Uriarte, Sebastião G. Branco e Susano Correia.

Oficinas


O projeto também realizará oficinas gratuitas e abertas ao público nas cidades pelas quais a exposição passar. As inscrições para as oficinas em Florianópolis e em Joinville já estão abertas e podem ser realizadas pelo e-mail jovensartistas2018@gmail.com. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada do e-mail de inscrição. Os artistas selecionados para a exposição estarão automaticamente inscritos em todas as oficinas.

Oficinas em Florianópolis
Todas as oficinas serão realizadas na Udesc Ceart, no Bloco das Artes Visuais, das 8h às 18h.

  • 21 de abril | Panorama da fotografia contemporânea no Brasil: teoria livros de autor, galerias, coletivos e curadoria - Maria Lucila Horn
  • 28 de abril | Curadoria: um termo expandido – Mônica Hoff
  • 05 de maio | Experiência de circulação de exposições a partir de eventos e festivais internacionais – Rosana Bortolin
  • 09 de junho | Financiamentos alternativos para jovens artistas – Brunner Macedo Guimarães
Oficinas em Joinville
Todas as oficinas serão realizadas em local a ser divulgado pelo projeto, das 8h às 18h.

  • 02 de junho | Experiência de circulação de exposições a partir de eventos e festivais internacionais – Rosana Bortolin
  • 10 de junho | Financiamentos alternativos para jovens artistas – Brunner Macedo Guimarães
  • 16 de junho | Panorama da fotografia contemporânea no Brasil: teoria livros de autor, galerias, coletivos e curadoria - Maria Lucila Horn
  • 07 de julho | Curadoria: um termo expandido – Mônica Hoff

Serviço:


O QUÊ: Exposição Jovens Artistas: Arte Contemporânea em Santa Catarina.
QUANDO: Abertura dia 12 de abril, às 19h. Visitação até 11 de maio, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.
ONDE: Espaço Fernando Beck, Fundação Cultural Badesc, Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.

O QUÊ: Oficinas do projeto Jovens Artistas: Arte Contemporânea em Santa Catarina.
QUANDO: Em Florianópolis, de abril a junho na Udesc Ceart. Em Joinville, de junho a julho em local a definir. Em Lages e Chapecó, em datas e locais a serem divulgados.
INSCRIÇÕES: Pelo e-mail jovensartistas2018@gmail.com.
+ INFORMAÇÕES: Página do projeto no Facebook.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h