Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/04/2018-19h00

Semana da Faed marcará os 55 anos do centro com debates na Udesc sobre lutas e resistências

O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizará de 7 a 11 de maio, em Florianópolis, a Semana da Faed 2018, com o tema “55 anos de Lutas e Resistências”. A comissão organizadora divulgou nesta sexta-feira, 20, a programação completa do evento.

A semana marcará a comemoração dos 55 anos do Centro, criado em 8 de maio de 1963, e contará com uma programação integrada junto a outros quatro eventos: 3º Seminário das Licenciaturas da Faed, 6º Colóquio Diálogos Freirianos, Jornada de Ensino de História 2018, e 1ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão - Graduação e Pós-Graduação - da Faed.

A programação contará com conferências, mesas temáticas, palestras, aula aberta, oficinas, rodas de conversa, exposições, apresentações artísticas e musicais, círculo de cultura, sarau, cine debates, apresentações de trabalhos, encontro de técnicos e homenagens.

As inscrições para as atividades iniciam na segunda-feira, 23. O evento é voltado a toda a comunidade acadêmica da Udesc Faed.

Programação

A Semana da Faed inicia na segunda, 7 de maio, com a Jornada de Ensino de História 2018. A conferência de abertura terá como tema “As mídias e a disputa pública por construção de direitos” e será ministrada pela professora Heloisa Buarque de Almeida, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Para a terça, 8 de maio, está prevista a recepção de estudantes de escolas de Ensino Médio para conhecerem os cursos de as dependências da Udesc e da Faed. Às 13h será realizada a mesa redonda “O movimento estudantil na Faed”, com integrantes e ex-integrantes do Diretório Acadêmico Oito de Maio. Nesta data também será realizado a terceira edição do encontro de técnicos e técnicas da Faed que abordará “Qualidade de vida no trabalho”.

Às 13h30 o professor Alessando Pinzani, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ministrará a conferência “Ética nas relações acadêmicas”. Para as 19h está programada a conferência de abertura do 6º Colóquio Diálogos Freirianos, proferida pelo professor Wenceslao de Oliveira Filho, da Unicamp.

A programação de quarta, 9 de maio, iniciará com a conferência “BNCC: quando o não participar é resistir”, ministrada pela professora Geovana Lunardi Mendes, da Udesc Faed. “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: Ambientes Marinhos, Terrestres e Mobilidade Humana", será o tema da mesa redonda das 18h30, com a participação dos professores Mauro Figueiredo e Fernanda Cavedon, da UFSC, e Fernando Dias, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

No dia 10 de maio, às 16h ocorre a mesa redonda “O Golpe de 2016: enredos e impactos”, com o professor Jaime Hilleshein, da UFSC. A conferência “A reforma do Ensino Médio em tempos de golpe” será proferida pela professora Mônica Ribeiro, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), às 18h30.

Às 20h a mesa redonda “Golpe de Estado e Contra Reforma Trabalhista”, contará com a participação do ex-ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, e de José Álvaro Cardoso, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

Na sexta, 11 de maio, às 8h acontece a mesa redonda “Gênero, feminismo e golpe”, com a presença da professora Céli Regina Pinto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para as 13h30 está prevista uma sessão de homenagens alusivas aos 55 anos do Centro. A conferência de encerramento da semana abordará “Políticas de Formação de Professores/as do Brasil: Tendências e Perspectivas”, e será ministrada pela professora Helena de Freitas, da Unicamp.

A programação completa com as oficinas, atividades culturais e demais atrações pode ser acessada na página da Semana.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h