Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/10/2017-16h06

Udesc adere à Semana Nacional do Combate ao AVC com atividades em Florianópolis a partir de domingo

Jornada com atividades no Parque de Coqueiros e no Cefid abordará saúde de quem teve AVC - Arte: Divulg.
Com o objetivo de dar visibilidade ao tema e aderir à Semana Nacional do Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promoverá gratuitamente a 1ª Jornada de Estudos do AVC a partir do próximo domingo, 22.

A programação iniciará no domingo com uma caminhada no Parque de Coqueiros, em Florianópolis, às 15h. Na segunda-feira, 23, das 13h às 16h40, haverá palestras e mesas-redondas no Auditório do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), também no Bairro Coqueiros.

Já na segunda e na terça-feira, a partir das 18h, a Udesc Cefid sediará a Jornada Científica, com a presença de acadêmicos, professores e profissionais da saúde.

Voltada a pessoas que tiveram AVC, cuidadores e profissionais e acadêmicos da área de saúde, a programação trará questões ligadas à reabilitação e ao atendimento a esses pacientes e promoverá a troca de conhecimentos sobre o assunto.

Atendimento de pacientes na atenção básica de saúde, diferentes tratamentos, aplicação de estudos na área prática e participação social e sexualidade em indivíduos que tiveram AVC estão entre os temas abordados.

O evento em Florianópolis é promovido pelo Laboratório de Controle Motor (Ladecom), da Udesc Cefid, que tem coordenação da professora Stella Maris Michaelsen.

Trabalho da universidade na área

Os participantes também conhecerão o trabalho feito no Ladecom pela pós-graduação da Udesc Cefid e pelo programa de extensão "Atenção à Saúde a Pessoas com Sequela de Acidente Vascular Cerebral/Encefálico".

Iniciado há nove anos, o programa oferece aulas de atividades físicas e adaptação às tarefas diárias e orienta pessoas com sequelas de AVC e acidente vascular encefálico (AVE), cuidadores e familiares, auxiliando o tratamento em longo prazo dos pacientes.

"A gente trabalha sempre focando a reinserção e a melhora dos afetos dessas pessoas na sociedade por meio da reabilitação multidisciplinar", explica a doutoranda e integrante do laboratório Daniela Parizotto.

O acidente vascular cerebral ocorre quando um vaso que irriga o cérebro entope ou se rompe, sendo a principal causa de incapacidade em adultos no mundo, segundo a Rede Brasil AVC. No País, a doença mata uma pessoa a cada cinco minutos, totalizando cem mil mortes a cada ano.

"O AVC é uma das principais causas de incapacidade no mundo e influencia muito na participação desses pacientes na sociedade. É uma questão de saúde pública não só pelos altos índices de mortalidade, mas pela incapacidade que o problema pode gerar nas vítimas", ressalta Daniela.

Inscrições para público em geral

A 1ª Jornada de Estudos do AVC recebe inscrições gratuitas do público em geral. É possível se inscrever pelo QR Code no cartaz, pela internet e pelos telefones (48) 3664-8609 e (48) 99685-0152. 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail projetosladecom@gmail.com e pelo telefone (48) 3664-8609.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h