Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/03/2024-10h16

Udesc Ceart recebe projeto Mapeamento de Ceramistas da Grande Florianópolis

Diálogo sobre produção cerâmica e lançamento dos resultados da pesquisa de mapeamento regional é destaque

Arte: Yas Stähelin e Mapeamento de Ceramistas.
O Núcleo Pedagógico de Educação e Arte (Nupeart) Pro…Move, do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebe nesta segunda-feira, 25, o projeto Mapeamento de Ceramistas da Grande Florianópolis. A atividade acontece no auditório Maria Cristina Pessi, às 16h, de forma gratuita e aberta à comunidade.

O mapeamento é um projeto cultural selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura, na edição de 2022. Sua proposta é valorizar a cerâmica artesanal da região, mapeando e divulgando o trabalho de ceramistas, ateliês, escolas e eventos de cerâmica em diversas cidades, incluindo Antônio Carlos, Biguaçu, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Palhoça, Paulo Lopes, Santo Amaro da Imperatriz, São José e São Pedro de Alcântara.

Durante o encontro desta segunda-feira, o projeto apresentará os resultados da pesquisa e promoverá uma roda de conversa com os participantes do mapeamento. O objetivo é conhecer o perfil dos ceramistas, seus espaços coletivos e levantar questões para debate sobre a produção cerâmica. Essa troca de informações visa fomentar estratégias para o desenvolvimento da produção cerâmica em Santa Catarina.

Ao final da roda de conversa os organizadores farão a publicação dos resultados do mapeamento no site do projeto em formato de livro digital (e-book). O conteúdo aborda as relações entre cerâmica, patrimônio imaterial, territórios e populações.

Esta atividade é uma colaboração com o projeto Nupeart Pro…Move da Udesc Ceart. Ela ocorre após a palestra 'Trajetória' da artista, pesquisadora e professora argentina, Vilma Villaverde, que receberá o título de doutora honoris causa pelo Conselho Universitário (Consuni) e participará de atividades durante três dias na universidade.

Sobre o Nupeart Pro…Move
O programa de extensão busca disseminar e valorizar a prática da arte cerâmica, ampliando o acesso às suas etapas e processos. Suas atividades estão concentradas principalmente no Ateliê de Cerâmica da universidade, mas inclui também ações em galerias e ateliês. As atividades incluem grupos de estudos, oficinas, cursos, eventos, festivais de queimas alternativas, conversas com artistas, palestras, exposições, residências, dentre outras.

Oficina de Iniciação à Cerâmica
No dia 29 de março, em Governador Celso Ramos, o projeto Mapeamento de Ceramistas também oferecerá uma oficina de modelagem de cerâmica para iniciantes. Serão disponibilizadas 20 vagas gratuitas, abertas à comunidade, com inscrições através um formulário online disponivel no site do projeto. A oficina apresentará práticas básicas de cerâmica e será ministrada pelas ceramistas Daniela Anjos e Jade Sapucahy, com a participação da ceramista Cila Ferreira.

Serviço
O Quê: Roda de conversa com o Mapeamento de Ceramistas da Grande Florianópolis;
Quando: 25 de março, às 16h.
Onde: Auditório Maria Cristina Pessi da Udesc Ceart - Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi, Florianópolis/SC.
Quanto: Gratuito e aberto ao público. 

O Quê: Oficina de Iniciação à Cerâmica em Governador Celso Ramos;
Quando: 29 de março, às 15h.
Onde: Casa da Dona Paula - Rua Juvenal Justino da Silva, 50, Palmas, Governador Celso Ramos/SC.
Quanto: Gratuito e aberto ao público.
Inscrições: Serão disponibilizadas 20 vagas gratuitas, com inscrições através do site do projeto . 

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h