Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/03/2018-16h45

Udesc dará recursos a núcleos docentes estruturantes para melhoria das graduações

Programa visa contemplar todos os 42 NDEs dos 58 cursos de graduação da Udesc - Foto: Jonas Pôrto
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) destinará neste ano recursos para projetos realizados pelos núcleos docentes estruturantes (NDEs) dos cursos de graduação. Saiba como participar.

A iniciativa visa fortalecer os NDEs e possibilitar ações que qualifiquem os cursos por meio de projetos articulados com professores e estudantes.

Os recursos serão distribuídos pelo Programa Institucional NDE - Valorização do Ensino de Graduação, coordenado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen).

Valores

Para projeto de NDE de curso que participará do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) deste ano, haverá R$ 10 mil para despesas de custeio de ações junto aos alunos ingressantes e concluintes.

Aos demais NDEs que apresentarem projetos, serão destinados R$ 5 mil para despesas de custeio de ações junto aos alunos ingressantes.

Prazos

O programa contemplará todos os 42 NDEs dos 58 cursos de graduação da Udesc, que deverão enviar seus projetos até 20 de abril para a Proen, previamente aprovados pelo colegiado pleno do departamento e pela comissão de Ensino do centro.

Cada NDE poderá elaborar um projeto, que deverá ter participação de professores do departamento. Para esta edição do programa, a ideia é de que as ações propostas tenham foco na interdisciplinariedade. Outra inovação é o fato de que todos os alunos ingressantes poderão ser beneficiados.

Os recursos financeiros serão disponibilizados até 25 de maio e deverão ser utilizados entre junho e novembro deste ano. A apreciação do relatório de prestação de contas, sob responsabilidade do colegiado pleno do departamento, deverá ser realizada até 13 de dezembro.

Critérios

Os projetos deverão estar centrados em estratégias que contemplem os cinco pilares de desenvolvimento das atividades:

  • Aprimoramento da habilidade de leitura interpretativa e crítica;
  • Idiomas, cultura e conhecimentos gerais;
  • Tipos de avaliação do processo de ensino e aprendizagem de caráter interdisciplinar, contemplando os conteúdos das diretrizes curriculares nacionais (DCNs) da área de conhecimento;
  • Integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;
  • Identidade institucional: projeto pedagógico institucional (PPI), projeto de desenvolvimento institucional (PDI), projeto pedagógico de curso (PPC), currículo, vocação institucional, inserção regional e condições de ensino oferecidas aos estudantes.
Desempenho no Enade

Segundo a pró-reitora de Ensino da Udesc, Soraia Tonon da Luz, o programa busca, entre outros objetivos, fortalecer os NDEs e a interdisciplinariedade e também contribuir para que os concluintes possam compreender o Enade, retirar suas dúvidas e estar tranquilos com relação ao exame realizado anualmente pelo Ministério da Educação (MEC).

Mais informações podem ser obtidas com a Proen pelo telefone (48) 3664-8129 e pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br.

Acompanhe as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ativar sua conta de e-mail e ter o pacote Office 365 gratuitamente.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Programa visa contemplar todos os cursos de graduação da Udesc
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h