Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/03/2024-16h48

Udesc entrega título de doutora honoris causa à escultora Vilma Villaverde nesta quarta-feira

A outorga será precedida da inauguração da obra "Aurora", iniciada pela artista argentina em 2020 durante residência artística no Centro de Artes, Design e Moda.

Vilma trabalha na escultura durante o FIK, em 2020. Foto: Verônica Gazola 

Nesta quarta-feira, 27 de março, o Conselho Universitário da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza a outorga do título de doutora honoris causa à artista, pesquisadora e professora argentina Vilma Villaverde. Proposta pelo Departamento de Artes Visuais do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), a concessão do título será realizada às 9h, em sessão extraordinária do Consuni.

O título é um reconhecimento às contribuições da artista para a área das Artes na América Latina e no mundo, e foi aprovado pelo Conselho Universitário da universidade em reunião realizada em dezembro do ano passado, por meio da Resolução Consuni nº 101/2023.

A solenidade de outorga será precedida pela inauguração da obra de arte pública “Aurora”, instalada no pátio do Ceart, próximo ao deck. A obra foi criada durante a residência artística de Vilma Villaverde em 2020, no Festival Internacional de Arte e Cultura José Luiz Kinceler (FIK). A cerimônia contará, ainda, com uma apresentação do Núcleo de Flautas Doce da Udesc (Aulos), coordenado pela professora Valéria Bittar, do Departamento de Música.

E nesta terça-feira, 26, a partir das 18h, a Udesc Ceart também promove a abertura da exposição "Memórias materializadas: exposição de Vilma Villaverde e convidados", no Espaço Oficina - Galeria Estúdio, localizado no bairro Cacupé, em Florianópolis.

Os eventos contam com a parceria do Projeto Integrado do Departamento de Artes Visuais (DAV), Programa de Extensão NUPEART Pro…Move, Laboratório Institucional de Cerâmica (LIC), Direção da Udesc Ceart, Reitoria da Udesc e Conselho Universitário. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

Sobre a artista

Vilma Villaverde é artista argentina e faz parte do conselho da Academia Internacional de Cerâmica – IAC. Também é presidente da Associação Internacional de Cerâmica na Argentina. Estudou na Escuela de Bellas Artes Prilidiano Pueyrredón/AR. Possui mestrado em Educação Artística pela Facultad de Artes de la Universidad Nacional de Misiones, onde atuou como professora e embaixadora cultural. Já recebeu importantes prêmios internacionais como Grande Prêmio de Aquisição (National Hall of Ceramics 1993); Prêmio Especial do Júri (Concurso Internacional de Cerâmica de 2002, Mino – Japão) e outros. Ela foi homenageada com o Diploma de Mérito para a especialidade de Cerâmica (Konex Foundation 1992) e nomeada Personalidade de Cultura Excepcional (2011).


Serviço:

Abertura da exposição "Memórias materializadas: exposição de Vilma Villaverde e convidados"
QUANDO: 26 de março, às 18h
ONDE: Espaço Oficina Galeria Estúdio. Rua São Brás, 42, Cacupé, Florianópolis/SC 

Inauguração da obra pública “Aurora”
QUANDO: 27 de março, às 08h45
ONDE: Pátio do Centro de Artes, design e Moda da UDESC (próximo ao deck). Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC
 

Outorga do título de Doutora Honoris Causa
QUANDO: 27 de março, às 9h
ONDE: Auditório da Udesc Esag – Av. Madre Benvenuta, 2037, Itacorubi, Florianópolis/SC


Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Vilma Villaverde trabalha em escultura durante o FIK 2020. Foto: Verônica Gazola.
  • Vilma Villaverde trabalha em escultura durante o FIK 2020. Foto: Verônica Gazola.
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h