Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Artes

Notícia

05/09/2017-15h38

Udesc formará trilhas temáticas para criar e implementar projetos de sustentabilidade

 
Manejo de resíduos será um dos temas em discussão nas câmaras setoriais da Udesc - Foto: Jonas Pôrto
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) terá oito trilhas temáticas sobre sustentabilidade para que sejam elaborados objetivos, metas e prazos de execução de projetos que envolvem o assunto na instituição.

Também chamados de câmaras, os grupos serão formados por estudantes, técnicos e professores da universidade interessados em desenvolver projetos sobre o tema ou que já colocam em prática ações sustentáveis.

Os interessados podem se inscrever pela internet, nas seguintes trilhas: água; energia; áreas verdes; resíduos; mobilidade; compras sustentáveis; construções sustentáveis; e educação sustentável. O cadastro estará disponível até sexta-feira, 8, no site do projeto.

Como funcionarão as câmaras

Após a formação de cada grupo, será escolhido um coordenador, que agendará encontros presenciais e por videoconferência. As trilhas são um método para implementar ações sustentáveis de forma estratégica e ordenada. Outro objetivo é o compartilhamento de conhecimentos e experiências entre os participantes.

A ação é mais uma etapa do programa Udesc Sustentável, que pretende institucionalizar as ações de sustentabilidade da universidade. 

O programa compreende a revisão de aspectos estratégicos da instituição tendo em vista o incentivo a uma cultura com maior responsabilidade socioambiental, por meio do envolvimento da comunidade acadêmica.

Cadastre sua ação

São duas frentes de trabalho: a elaboração de um diagnóstico das ações de sustentabilidade já desenvolvidas nas 12 unidades da Udesc, nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária, além do Plano de Sustentabilidade para a instituição, que será discutido nas trilhas temáticas.

Para isso, foi criada a página Udesc Sustentável, na qual podem ser conferidos as ações já realizadas e os detalhes do plano de sustentabilidade.

Um dos destaques do portal é a interatividade, pois acadêmicos, professores e técnicos da instituição podem participar diretamente cadastrando ações da área de sustentabilidade que ainda não foram mapeadas.

O programa Udesc Sustentável é resultado do trabalho de uma comissão formada por professores e técnicos da universidade, com participação de alunos da pós-graduação. A iniciativa integra o Plano de Gestão 2016-2020.

Campanha para economia de impressões

A equipe do Udesc Sustável elaborou papeis de parede para computador com imagens dos 12 centros de ensino da universidade e também da Reitoria.

A arte faz parte de uma campanha de conscientização para economia de impressão nos setores da universidade. Os arquivos podem ser encontrados no site do projeto.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC