Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/07/2018-18h45

Udesc lança videoaulas para estudantes da universidade sobre importância do Enade

Videoaulas foram lançadas durante seminário sobre Enade na semana passada - Foto: Lavínia Kaucz
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançou duas videoaulas para auxiliar estudantes que realizarão o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) deste ano. Disponíveis no Canal de Ensino, os vídeos abordam o Enade 2018 e a importância do plano de ensino. Assista aos vídeos: "Enade 2018" e "Importância do plano de ensino".

As duas produções foram apresentadas no Seminário Institucional Enade 2018, realizado na última sexta-feira, 29, no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis.

O evento e as videoaulas fazem parte da campanha "Enade 2018: é hora de valorizar você, seu curso e sua carreira", que busca conscientizar a comunidade acadêmica, em especial os alunos participantes, sobre a importância da prova, que será realizada em 25 de novembro.

Alunos concluintes de oito cursos de graduação da Udesc participarão da edição deste ano (veja lista abaixo).

Com transmissão ao vivo pela internet, o seminário reuniu diretores de Ensino, chefes de departamento e membros dos núcleos docentes estruturantes (NDE), além de profissionais dos centros que atuam nos procedimentos do Enade.

Apresentações

O encontro abordou o Enade deste ano, em aspectos como diretrizes, procedimentos e prazos do exame, além de estratégias e ações da universidade, e os resultados do ciclo avaliativo do Enade 2015.

As apresentações tiveram participações da pró-reitora de Ensino, Soraia Tonon da Luz, da coordenadora de Ensino de Graduação, Jadna Heinzen, e da coordenadora de Avaliação Institucional, Gesilani Honório.

Segundo a pró-reitora Soraia, "os chefes de departamento e diretores de ensino presentes participaram ativamente, apresentando estratégias e ações pedagógicas de acompanhamento do percurso formativo dos alunos, o que naturalmente repercute na avaliação realizada". 

Sobre a campanha

A campanha "Enade 2018: é hora de valorizar você, seu curso e sua carreira" faz parte do projeto Acolhe Udesc, que integra o Plano de Gestão 2016-2020, liderado pelo reitor, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes, com o objetivo de instituir e implementar políticas e ações de assistência estudantil na Udesc.

A iniciativa inclui uma série de ações, algumas alinhadas ao Programa Institucional NDE, idealizado pela Proen, e a produção de conteúdo para estudantes e professores.

Na sua segunda edição, o programa NDE também contempla neste ano recursos para alunos ingressantes. A estratégia visa que os NDEs idealizem, a partir do conhecimento do perfil dos alunos, ações para melhoria das práticas pedagógicas dos cursos, que envolvem ensino, pesquisa e extensão universitária.

"A Proen, juntamente com a Coordenadoria de Avaliação Institucional, tem papel importante na viabilização de espaços de discussão sobre esse componente curricular obrigatório que é o Enade", afirma Soraia. 

Quem deve fazer o exame

Devem fazer a prova do Enade 2018 todos os acadêmicos de graduação da Udesc que têm expectativa de conclusão de curso até julho de 2019 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima estabelecida pelo currículo. A inscrição do estudante habilitado é realizada pela universidade, sob responsabilidade do chefe de departamento de cada curso.

Quem não fizer a prova não poderá colar grau, pois o exame é um componente curricular. É possível saber tudo sobre a prova no Guia do Enade. O resultado é um dos principais componentes para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior do País.

Os alunos dos seguintes cursos da Udesc deverão fazer a prova do Enade 2018:

  • Udesc Esag: Administração, Administração Pública, Administração Pública EAD e Ciências Econômicas
  • Udesc Balneário Camboriú: Administração Pública
  • Udesc Ibirama: Ciências Contábeis
  • Udesc Ceart: Design Gráfico e Design Industrial

Formato da prova

Os estudantes responderão dez questões de formação geral e 30 questões específicas. O Enade trabalha questões de formação geral, mas também de gênero, multiculturalidade, política, economia e direitos humanos.

Outra parte que integra a avaliação, o Questionário do Estudante, visa conhecer o processo de formação dos alunos e saber como eles percebem a instituição, por meio de questões relacionadas ao perfil socioeconômico, estrutura curricular e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.

O Enade também pode apontar quais pontos devem ser melhorados para aprimorar a formação dos acadêmicos e compõe o Índice Geral dos Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC). Quanto melhor o desempenho do aluno na prova, maior o conceito do curso  e maior o reconhecimento da universidade no mercado de trabalho .

Mais informações

Mais informações sobre a campanha e o Enade podem ser obtidas com a Proen pelo telefone (48) 3664-8129 e pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br.

Ao todo, já foram disponibilizados oito videoaulas no Canal de Ensino, plataforma criada no site da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) para facilitar o acesso à informações relevantes para estudantes de graduação e servidores.

Acompanhe as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ativar sua conta de e-mail e ter o pacote Office 365 gratuitamente.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Videoaulas foram lançadas durante seminário sobre o Enade
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h