Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/06/2018-18h50

Udesc participa de conferência na Argentina com gestores de universidades de 40 países

Reitor da Udesc Marcus Tomasi abordou ensino a distância em mesa-redonda - Foto: Secom
O reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Marcus Tomasi, participa até sexta-feira, 15, da terceira edição da Conferência Regional da Ensino Superior (Cres), em Córdoba, na Argentina. O evento reúne mais de 10 mil pessoas, entre gestores, professores e estudantes, de 40 países da América Latina e Caribe, para discutir políticas e projetos em torno da educação superior.

Tomasi foi um dos integrantes da mesa redonda sobre "Acesso aberto e democratização do conhecimento", na tarde desta terça-feira, 12. O reitor, que preside a câmara de educação a distância da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), falou sobre os dez anos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a experiência da implantação dessa modalidade na Udesc.

"A Cres é um evento que ocorre a cada dez anos. É de suma importância. Nesta edição, estamos reforçando que a educação superior é um direito humano fundamental, um bem social e um dever do poder público", afirmou Tomasi.

Acesso à universidades

A Cres abordará sete eixos temáticos em educação superior para resultar em planos conjuntos a serem adotados pelos países da região no sentido de garantir o acesso à universidade pela população. 

O evento é realizado pelo Iesalc, braço latino-americano das Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesc), como preparação para a Conferência Mundial da Educação que será realizada em 2021, pela Organização das Nações Unidas (ONU), na França.

Momento de desafios

Para a ex-diretora do Iesalc Unesco, professora Ana Lúcia Almeida Gazzola, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), essa edição da Conferência deve ressignificar as ações do dois encontros anteriores (realizados em 1996, em Cuba, e em 2008, na Colômbia), tendo em vista que as mudanças positivas e negativas ocorridas no período no cenário da educação superior.

Para o presidente da Abruem e reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Aldo Nelson Bona, o debate proposto pela Cres ocorre num momento de grandes desafios para as universidades da América Latina e do Caribe, e em especial do Brail. “O desafio do financiamento, mas também do ponto de vista do questionamento de sua função, do seu papel social”, afirma.

* Com informações da assessoria de comunicação da Abruem

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Reitor da Udesc Marcus Tomasi abordou ensino a distância em mesa-redonda
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h