Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/09/2017-14h02

Udesc promove palestra sobre voz com tenor e professor de canto de São Paulo

Paulo Mandarino ministra palestra sobre consciência vocal. Foto: Divulgação
O Programa de Extensão VivaVoz, coordenado pela professora Alicia Cupani, do Departamento de Música (DMU) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), promove no dia 19 de setembro, às 19h, no Auditório do DMU, a palestra “Voz: o instrumento é você”, ministrada pelo tenor e professor de canto Paulo Mandarino (SP).

Com larga experiência como solista e como professor, Paulo defende que qualquer pessoa pode se beneficiar ao aprender a respirar melhor, falar melhor e a conhecer suas possibilidades vocais, para fins profissionais e interpessoais. “Trabalhar a voz pode ser realmente impactante, uma vez que ela faz parte de nossa identidade e quando a expandimos, nos conhecemos um pouco mais”, destaca Paulo.

A palestra tem como objetivos obter uma maior consciência vocal, podendo produzir maior conhecimento e conforto na voz falada ou cantada, bem como ampliar as possibilidades de expressão. Para isso, serão abordados quatro tópicos: respiração - o que é e como usá-la a nosso favor; voz - ressonância e sua produção; emissão - juntando as peças e entendendo o funcionamento do instrumento; e o instrumento - novos parâmetros de utilização para obter liberdade vocal.

Além da palestra, Paulo Mandarino trabalhará com os alunos das disciplinas de expressão vocal da Licenciatura em Música, juntamente com a professora Alicia, coordenadora do  VivaVoz. “O contato dos alunos com um profissional que acumula experiência e sólido conhecimento de técnica vocal, e combina atuação artística e docente, será muito produtivo”, pontua Alicia.

Sobre o professor

Paulo estudou piano, violino e regência. Destaca-se no cenário lírico como intérprete de personagens que vão do clássico ao verismo. Ganhador da Bolsa Virtuose, estudou na Accademia Lirica Italiana, em Milão. Apresentou-se em concertos nas cidades de Paris, Milão, Roma, Viena e Budapeste. Atua nos principais teatros brasileiros em óperas, concertos e recitais, tendo trabalhado com maestros como Jacques Delacote, Isaac Karabtchevsky e Ligia Amadio. Paralelamente à sua carreira lírica, tem se destacado como coaching vocal, além de ministrar palestras e masterclass.

Serviço:

O QUÊ: Palestra “Voz: o instrumento é você”.
QUANDO: 19 de setembro, às 19h.
ONDE: Auditório do Departamento de Música da Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h