Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/07/2018-16h32

Udesc realiza 2° Simpósio Internacional de Teatro Contemporâneo, Política e Sociedade na América Latina

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza pela primeira vez no Centro de Artes (Ceart) o Simpósio sobre Teatro, Política e Sociedade na América Latina. Em sua segunda edição, o evento debate entre os dias 25 a 27 de julho a constituição da ação coletiva da massa popular, por meio de práticas cênicas. Organizado pela Udesc, Universidade de Buenos Aires (UBA) e Universidade da República do Uruguai (Udelar), o evento é gratuito com inscrição prévia através do email: osegundosimposio@gmail.com.

Para consolidar um intercâmbio comparativo sobre o estado das produções cênicas, o grupo de estudos da Udesc sobre Teatro Contemporâneo, Política e Sociedade na América Latina, organizou o evento com o Instituto de Investigações Gino Germani da UBA em conjunto com a Udelar. A segunda edição do Simpósio reúne três eixos temáticos nos dias de encontro, que pretendem debater a ebulição da arte nas ruas.

No primeiro dia do evento será discutido o eixo “O corpo em tensão discursiva e afetiva”; no segundo, o eixo “Manifestações cênicas populares nas ruas”; e para finalizar o evento, no terceiro dia, “Manifestações cênicas e as novas mídias de reprodutibilidade técnica”.

O Simpósio bianual teve sua primeira edição realizada em 2016 na capital da Argentina, Buenos Aires. Reuniu 11 professores de seis países diferentes das Américas como palestrantes, entre eles três professores do Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Udesc, Stephan Baumgartel, Tereza Franzoni e Flávio Desgranges.

Em 2018 o comitê científico e organizador do evento é composto pelos professores Stephan Baumgartel, Fátima Costa de Lima e Tereza Franzoni do DAC da Udesc Ceart, junto de Lola Proaño Gomes e Lorena Verzero, professoras da UBA, Argentina, e com o professor Gustavo Remedi, da Udelar de Montevideo, Uruguai.

O evento que iniciou na Argentina trouxe a tona a discussão poliítica atual em torno dos movimentos sociais que aumentam na América Latina. Em 2017, teve como um de seus resultados físicos, a publicação na editora internacional Argus-a do livro Perspectivas políticas de la scena latinoamericana - Diálogos en tiempo presente. A organização e edição ficou por conta de Lola Proaño Gómez e Lorena Verzero, com capítulos dos três professores catarinenses participantes do Simpósio.

Você pode se inscrever através do email: osegundosimposio@gmail.com

Serviço:

O QUÊ: 2º Simpósio sobre Teatro, Plítica e Sociedade na América Latina.
QUANDO: De 25 a 27 de julho.
ONDE: No Centro de Artes da Udesc, Av. Madre Benvenuta, 1907, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito mediante inscrição prévia pelo email: osegundosimposio@gmail.com

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Cartaz de divulgação do evento
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h