Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/11/2017-18h58

Udesc realiza aula aberta e workshop sobre pintura de retratos

Ernesto Bonato ministrará aula aberta e workshop na Udesc na próxima semana. Foto: Reprodução/Facebook
Entre os dias 7 e 9 de novembro, o Departamento de Artes Visuais (DAV) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizará um workshop e aula aberta sobre pintura de retratos com o artista paulista Ernesto Bonato. As atividades são gratuitas, abertas ao público e acontecem no Atêlie de Pintura do DAV.

A aula aberta será realizada no dia 9, das 14h às 17h, e tem como tema "O retrato como um rio: conversa sobre a experiência de pintar o rosto humano". Na aula, Ernesto falará sobre os seus estudos na área de retratos e como isso acaba se tornando um diálogo mudo.

Já o workshop de retrato acontece do dia 7 ao 9, das 9h às 12h, e terá um modelo para a prática das pinturas em todas as sessões. Não é necessário experiência prévia com pintura para participar. A oficina é aberta para toda a comunidade interessada e possui 20 vagas. É necessário ter mais de 15 anos. As inscrições devem ser feitas no email apothekestudio@gmail.com.

Material sugerido aos inscritos:

Tinta acrílica, têmperas ou óleo solúvel em água (cores básicas: amarelo cádmio claro, vermelho cádmio médio, azul ultramar, branco de titânio), pincéis, tela ou outro suporte para a pintura, vidro ou copo para água, paleta de madeira, acrílico, fórmica. Pedaço de tecido para limpar os pincéis e avental.

Não serão permitidos solventes como essência de terebentina, aguarrás, thinner, querosene, eco-solv e outros solventes ou médiuns tóxicos e danosos à saúde. Os frequentadores poderão utilizar tintas solúveis em água (temperas, acrílica e óleo solúvel em água).

Sobre Ernesto Bonato

Natural de São Paulo, o artista trabalha com diferentes linguagens e meios como pintura, desenho, gravura, fotografia, instalação e intervenção urbana há 27 anos e teve trabalhos expostos em mais de 190 exposições individuais e coletivas no Brasil e outros 28 países. Graduado e mestre pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Participou da criação do serviço educativo do Museu de Artes de São Paulo (Masp), em 1997. Ensinou gravura em metal na Fundação Álvaro Armando Penteado (Faap) e desenho e gravura no Centro Universitário Senac.

Organizou e participou de diversos intercâmbios, simpósios e palestras sobre arte. Curador de exposições no Brasil e exterior. Coordenou o livro “Lugar, Tempo, Olhar: arte brasileira na França Românica”. Convidado para o Programa de artista residente na Universidade Estadual de Campinas, mudou-se para esta cidade em 2011.

Serviço

O QUÊ: Aula aberta e workshop sobre retratos com Ernesto Bonato.
QUANDO: Workshop de 7 a 9 de novembro, das 9h às 12h. Aula aberta de 9 de novembro, das 14h às 17h.
ONDE: Atêlie de pintura do Departamento de Artes Visuais, Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina, Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi.
QUANTO: Eventos gratuitos e aberto ao público. Inscrições para o workshop pelo e-mail apothekestudio@gmail.com.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

* Notícia atualizada em 03 de novembro de 2017, às 14h10.
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h