Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/04/2018-15h34

Udesc realiza aula prática e aberta sobre o teatro-dança da Índia

Oficina Teatro da Índia com Almir Ribeiro. Foto Eugênio pacelli
O Departamento de Artes Cênicas e Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promovem a aula aberta “O teatro-dança clássico da Índia e seus diálogos contemporâneos: tradição, técnica, linguagem e modernidade”. Apresentado pelo pesquisador do tema, professor Almir Ribeiro, docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Teatro, a aula acontecerá no dia 26 de abril, das 15h30 às 19h, no Laboratório 1 do Centro de Artes (Ceart).

Para abordar as técnicas e apresentar o tema para a comunidade em geral, a aula aberta e gratuita não necessita de inscrição prévia, a única exigência é se vestir de forma confortável. Um dos temas a serem abordados na aula e que rondam toda a experiência é a prática da Kathakali, uma representação artítica típica da região de Kerala no sul da Índia. Sua concepção para a aula é a abordagem da tradição e também do encontro com o teatro contemporâneo ocidental.

A aula aborda de forma prática o teatro-dança indiano fazendo com que os participantes interajam fisicamente na aula e entedam o que é o conceito da Kathakali. O professor Almir Ribeiro, também aborda a importância reconhecer essa arte como algo secular e um bem da humanidade. Como conteúdo da aula será abordado a história, a cultura e a religiosidade da tradição técnica como uma arte contemporânea. Dentre o tema de abertura também serão abordados a linguagem clássica da Índia, a formação do ator e o guru e outros temas de diálogos sobre o teatro contemporâneo ocidental.

Ministrante: professor Almir Ribeiro


O professor Almir Ribeiro retorna da Universidade do Porto em Portugal, como professor convidado e atua no PPGT como colaborador e investigador do Núcleo de Estudos Utópicos do CEATAPS da Universidade do Porto. Sua linha de pesquisa há trinta anos aborda estilos de Teatro Clássico da Índia com destaque para o Kathakali e suas origens e desdobramentos contemporâneos.

Professor doutor pela Universidade de São Paulo (USP), é autor dos livros: Kathakali, Teatro Clássico da Índia (ed. Multioficio_Xamã, 2018) Gordon Craig, A Pedagogia do Über-marionete (Ed. Giostri, São Paulo, 2016) e Kathakali, Uma Introdução ao Teatro e ao Sagrado da Índia (Ed. Markprint, Rio de Janeiro, 2000).

Serviço


O QUÊ: Aula Aberta sobre Teatro-Dança indiano com professor Almir Ribeiro
QUANDO: 26 de abril, das 15h30 às 19h
ONDE: Laboratório 1 - Departamento de Artes Cênicas (DAC), no Centro de Artes do Campus I da Udesc, Avenida Madre Benvenuta, nº 2.007, Bairro Itacorubi, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito. Aula sem inscrição prévia e aberta ao público. A aula-oficina comporta 20 praticantes e 20 observadores.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Oficina Teatro da Índia com Almir Ribeiro. Foto Eugênio pacelli
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h