Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/08/2017-17h33

Udesc realiza na próxima semana curso e palestra sobre radioteatro

Inscrições para o curso “Radioteatro Hoje: atuação, vocalidade e dramaturgia” podem ser feitas até 3 de setembro. Foto: Flávio Toassi Crispim
Entre os dias 06 e 08 de setembro, o programa de extensão Radiofonias, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza o evento Teia Radiofônica, com curso e palestra sobre Radioteatro ministrados pela professora doutora Mirna Spritzer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O evento, que integra as comemorações dos 20 anos da Rádio Udesc FM Florianópolis, é gratuito e aberto ao público interessado por criação radiofônica e radioteatro: musicistas, atores, artistas sonoros, estudantes de arte, jornalistas, produtores e interessados em geral da comunidade interna e externa à Udesc.

Palestra “Cena e Radiofonia”

No dia 6 de setembro, às 15h, Mirna Spritzer ministra a palestra “Cena e Radiofonia” no auditório Profa. Dra. Maria Cristina Alves dos Santos Pessi, localizado no bloco amarelo da Udesc Ceart. Para a palestra não é necessário realizar inscrição prévia.

Entre os temas que serão abordados, estão: A arte radiofônica; a era de ouro do rádio no Brasil e América Latina, primórdios e auge; liberdade poética da poesia sonora e da peça radiofônica alemã; experiências da cena radiofônica na Inglaterra e Espanha; a escuta como corpo criativo; palavra, som, silêncio, tempo, música e ação; e as interfaces das Artes Cênicas e Radiofônicas.

Curso “Radioteatro Hoje: atuação, vocalidade e dramaturgia”

O curso “Radioteatro Hoje: atuação, vocalidade e dramaturgia” ocorre no Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart nas seguintes datas:
  • 6 de setembro, das 18h às 21h;
  • 7 de setembro, das das 9h às 12h e das 14h às 18h;
  • 8 de setembro, das 9h às 13h.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 3 de setembro pelo e-mail radiofonias.udesc@gmail.com, enviando carta de interesse (por que quer fazer esta oficina?), dados de identificação, formação, atuação e contato (telefone e e-mail). O resultado da seleção será divulgado no dia 4 de setembro.

O curso pretende promover práticas, técnicas e ações relacionadas à linguagem radiofônica conectada à ficção. Deseja exercitar as relações com o som e a palavra e também a contracenação pela escuta, explorando diferentes vocalidades e sonoridades. Pretende, ainda, apropriar elementos como microfone, fones de ouvido e sonoplastias diversas, tendo como meta a criação de peça radiofônica com dramaturgia estruturada.

As peças de radioteatro criadas durante a oficina serão veiculadas no programa Radiofonias, da Rádio Udesc FM Florianópolis (100.1), durante o mês de outubro. O programa é veiculado desde 2015 e vai ao ar todas as segundas-feiras, às 18h30, com reprise as quintas, 10h, e sábados, às 14h.

Sobre a ministrante

Mirna Spritzer é professora do Departamento de Arte Dramática e do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFRGS. Coordena o Grupo de Pesquisa Palavra, Vocalidade e Escuta nas Artes Cênicas e Radiofônicas. Desenvolve pesquisa sobre o ator e a palavra, problematizando questões relativas à vocalidade, escuta, silêncio e imaginação.

Investiga as práticas do ator em instâncias como a cena, a leitura, a contação de histórias, a performance, o rádio, cinema e TV. Desenvolve trabalhos fazendo cruzamentos entre os processos de criação do ator e a linguagem radiofônica hoje. Tem experiência com estudos sobre teatro, com ênfase em atuação teatral. Como atriz tem trabalhado em rádio, cinema, teatro e televisão. Em 2011 recebeu o Prêmio Nossa Onda do Ministério da Cultura (MinC) e Cinemateca Brasileira para criação da peça radiofônica Guarda Roupa, com a qual ganhou menção honrosa.

Serviço:

O QUÊ: Palestra "Cena e Radiofonia".
QUANDO: 6 de setembro, às 15h.
ONDE: Auditório do bloco amarelo da Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito.
INSCRIÇÕES: Não é necessário realizar inscrição.

O QUÊ: Curso "Radioteatro Hoje: Atuação, vocalidade e dramaturgia".
QUANDO: 06 de setembro, das 18h às 21h; 07 de setembro, das 9h às 12h e das 14h às 18h; 08 de setembro, das 9h às 13h.
ONDE: Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito.
INSCRIÇÕES: radiofonias.udesc@gmail.com - enviar carta de interesse (por que quer fazer esta oficina?), com dados de identificação, formação atuação e contato (telefone e e-mail).

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h