Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/11/2017-15h10

Udesc realiza palestra sobre dança terapêutica desenvolvida pela coreógrafa americana Anna Halprin

Arte: Jéssica Oliveira de Abreu / Núcleo de Comunicação do Ceart

O Laboratório de Ensaios e Imprevistos (LabEI), do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza no dia 1º de dezembro a palestra “Liames arte e vida: A dança e cura de Anna Halprin”, com a coreógrafa Vann Porath, residente em São Paulo (SP). O evento ocorre às 17h30 no Espaço 1 do Departamento de Artes Cênicas, com entrada gratuita e aberta ao público.

A palestra abordará as relações entre arte e vida cunhados pela coreógrafa americana Anna Halprin, a qual desenvolveu um sistema que envolve dança, improvisação, desenhos e sistemas terapêuticos. Serão abordados os trajetos históricos que vão desde as experimentações de movimentos espontâneos ao ar livre, passando pelas tarefas orientadas até chegar no conceito de score.

Durante duas horas de exposição e conversa, a diretora-coreógrafa Vann Porath também falará sobre os cinco passos básicos da técnica Movimento expressivo terapêutico, desenvolvido por Anna e Daria Halprin: identificar, confrontar, relaxar, mudar e crescer.

Anna Halprin nasceu em 1920, nos Estados Unidos, e hoje, aos 97 anos, segue dançando e desenvolvendo atividades que envolvem arte e autoconhecimento, celebração da vida com a natureza, dança e cura.

Sobre a palestrante

Vann Porath é diretora e coreógrafa do Ana Núcleo Artístico (SP). Mestre em Arte, com foco em dança e comunidade pela Universidade de Brasília (UNB), e licenciada em Artes Cênicas pela Udesc. Há 15 anos atua profissionalmente criando espetáculos profissionais de teatro e dança no Brasil e no exterior. Possui estudos e formações em Dança e Cura, especificamente os métodos de Anna Halprin; yoga e métodos de improvisação na dança. Atualmente dedica-se aos estudos da medicina Ayurveda de filosofia indiana, Cura Prânica e os Marmas físicos-emocionais.

O evento é coordenado pela professora Bianca Scliar, do Departamento de Artes Cênicas (DAC). Mais informações pelo e-mail lab.de.imprevistos@gmail.com.

Serviço:

O QUE: Palestra "Liames arte e vida: A dança e cura de Anna Halprin", com Vann Porath.
QUANDO: 1º de dezembro, às 17h30.
ONDE: Espaço 1 - Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Entrada gratuita e aberta ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h