Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Artes

Notícia

06/04/2018-15h12

Udesc realiza Semana da Voz de 16 a 20 de abril com palestras, debate e espetáculos

 
De 16 a 20 de abril, o programa de extensão VivaVoz - do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) - promove a Semana da Voz, um evento artístico-acadêmico em consonância com o Dia Mundial da Voz - comemorado anualmente dia 16 de abril pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. O evento é gratuito, aberto ao público, terá certificado de participação e será realizado nas dependências dos departamentos de Artes Cênicas (DAC) e Música (DMU) da Udesc.

A programação inclui palestras, espetáculos e vivências em torno de assuntos relativos à diversidade da expressão vocal, ilustrando seus diversos campos - performance, técnicas, pedagogia, estudos teóricos, saúde, entre outros. O objetivo do evento é proporcionar para os estudantes e para a comunidade uma programação diversificada com profissionais ligados à voz que residem e desenvolvem trabalhos na cidade de Florianópolis, dentro e fora da Universidade.

Além de promover o aprofundamento de estudos na área da voz, a atividade também pretende criar uma rede de trocas entre os professores da Universidade e profissionais da comunidade, aumentando o acesso do público às diversas facetas deste tema. Dublagem, canto coral, canto lírico, vocalidade para a cena, canto popular, fisiologia vocal e fonoaudiologia estão entre os temas abordados, além de uma mesa de discussão com o tema “Pedagogias Vocais”, um bate papo aberto ao público entre professores de voz sobre suas metodologias e experiências na área.

Além das palestras e mesa, a Semana inclui duas aulas-espetáculo: Imagens de Ópera, com a soprano Alicia Cupani, o pianista Eugênio Menegaz e direção cênica de Sulanger Bavaresco, e A Menina Boba, de Bárbara Biscaro, professora no DAC.

Sob coordenação das professoras Alicia Cupani (Departamento de Música) e Bárbara Biscaro (Departamento de Artes Cênicas), a Semana da Voz reúne os professores Daiane Dordete Steckert Jacobs e Thiago Castro Leite (DAC), Cristina Emboaba (DMU), Janaína Träsel Martins (UFSC), Claudinéia Crescêncio (fonoaudióloga e acadêmica do PPGMUS), Igor Lima (ator e dublador), Elizabeth Zanuncio (fisioterapeuta e terapeuta corporal), Verônica Kimura (professora de canto popular/samba) e Fernando Zimmermann (vocal coach).

Confira o cartaz com a programação completa, dias e horários de cada atividade. Não é necessário realizar inscrição prévia.

Sinopses das aulas-espetáculos:

Imagens de Ópera

Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz. Com Alicia Cupani (DMU), Eugênio Menegaz (piano), Sulanger Bavaresco (Direção Cênica)
Retirada de ingressos no local 30 minutos antes do início

Espetáculo de canto e piano com formato original, onde as árias se sucedem e se interligam, como que fazendo parte de um conto. É um passeio pela história da ópera, com linguajar acessível e atual. A ideia é que o público “mergulhe” no universo operístico, num espetáculo que alia música, cena, e informações precisas e simples sobre a arte lírica. No programa, peças de Mozart, Gounod, Strauss, Verdi, Puccini e outros. Imagens de Ópera recebeu o Prêmio Franklin Cascaes de Cultura e realizou turnê estadual pelo Sesc.

A Menina Boba

Com Bárbara Biscaro (DAC)

A obra poética A Menina Boba, de Oneyda Alvarenga (1911-1984), musicada por Claudio Santoro, e sua correspondência com o poeta Mário de Andrade foram a fonte de inspiração para a criação desta obra, que se baseia na musicalidade da voz e no movimento corporal para reconstruir memórias, entrelaçando fatos reais e ficcionais, brincando com o canto e a voz falada em um jogo poético da voz em cena.

O espetáculo existe desde 2010, contemplado pelo Edital Elisabete Anderle. Esta é uma nova versão, condensando agora não somente a dramaturgia da obra em si, mas também as experiências da atriz-pesquisadora durante os sete anos de pesquisa e viagens com o trabalho (Itália, Reino Unido, América Latina), elaborando uma reflexão sobre o ofício teatral, vocalidade, vida e arte entrelaçadas com a trajetória do espetáculo, adquirindo o formato de aula-espetáculo.

Serviço:

O QUE: Semana da Voz.
QUANDO: De 16 a 20 de abril.
ONDE: Departamentos de Artes Cênicas (DAC) e Música (DMU) da Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.
+ INFORMAÇÕES: Acesse aqui a programação completa.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350
galeria de imagens
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC