Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/07/2017-16h12

Udesc realiza Seminário Nacional de Pesquisa e Extensão em Moda em agosto e outubro

 

Arte: Aline Rocha
Nos dias 9, 10 e 11 de agosto, no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), começa o primeiro ciclo de palestras do Seminário Nacional de Pesquisa e Extensão em Moda (SNPEM) 2017. O evento, gratuito e aberto ao público, é dividido em duas partes, sendo que a segunda metade será realizada em outubro. As inscrições podem ser realizadas pelo formulário online.

O tema deste ano é “Deslocamento”, o mesmo do Observatório de Culturas e Tendências Antecipadas (Octa Fashion), evento que marca a conclusão de curso dos acadêmicos do Bacharelado em Moda.

As palestras acontecem no Auditório Maria Cristina dos Santos Alves Pessi, no bloco amarelo da Udesc Ceart, a partir das 20h. A primeira palestra, dia 9, é com o professor Ronaldo Vasques, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), sobre o tema "Identificação e análise de têxteis/vestuários do século XIX em museus".

No dia 10, a professora Sandra Regina Rech, da própria Udesc Ceart, ministrará a palestra "Estudos de Tendências: a experiência de pesquisa no Trends Observer (Portugal)".

Encerrando o primeiro ciclo, no dia 11, a Udesc Ceart recebe o professor Valter Carlos Cardim, da Universidade de Lisboa, que falará sobre "Biótipos da tradição Ayurveda e sua aplicação no universo da moda e da cultura contemporânea".

O evento é organizado pelo programa de extensão Promover Moda e tem como objetivo propiciar o diálogo entre professores, alunos, pesquisadores e profissionais da área de moda, além de divulgar resultados de pesquisas e de projetos de extensão. Confira a programação completa.

As inscrições podem ser realizadas pelo formulário online, e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail snpem2017@gmail.com.

Tema do SNPEM 2017

Mudar de posição, ir de um lugar a outro, deslocar-se. Todo conceito muda de sentido quando se desloca e nada significa fora de um contexto, por isso o próprio conceito de deslocamento não foge desta perspectiva.

“Deslocamentos", tema do SNPEM 2017 e do Octa 2018, aponta para formas desafiantes de interpretar e compreender diferentes culturas e novos lugares de diálogo, típicos da globalização contemporânea. A imigração é, em primeiro  lugar, um deslocamento de pessoas no espaço físico. Mas o espaço dos deslocamentos não é apenas geográfico; é também um espaço qualificado e simbólico.

Entram em jogo processos de exotismo, contatos interétnicos estabelecidos nas fronteiras de uma construção dinâmica de identidades, hierarquias Norte-Sul, superposições entre real e virtual, distintas temporalidades, memórias coletivas híbridas, transformações culturais linguísticas, religiosas, habitacionais, gastronômicas, vestimentares. Nesse sentido, este tema convida para uma expansão dos limites criativos, ampliando horizontes de estudos por meio da multiplicidade de significados, flutuações e usos socioculturais, políticos e econômicos associados a fenômenos estéticos altamente relacionais e complexos.

Serviço:

O QUÊ: Seminário Nacional de Pesquisa e Extensão em Moda.
QUANDO: 9, 10 e 11 de agosto e 4, 5 e 6 de outubro. Sempre às 20h.
ONDE: Auditório do Bloco Amarelo da Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, nº 2007.
QUANTO: Evento gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

Notícia atualizada em 04 de agosto de 2017, às 15h42.
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h