Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/05/2018-11h51

Udesc realiza workshop de improvisação com guitarrista Antonio Colangelo

Antonio está produzindo seu primeiro album solo, que mistura sonoridades jazzísticas e brasileiras. Foto: Divulgação
Em parceria com o programa de extensão Combo Udesc, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o músico italiano Antonio Colangelo realizará, dia 14 de junho, às 18h, um workshop gratuito de improvisação em jazz e música brasileira. O encontro será na Sala 3 do Departamento de Música e as inscrições poderão ser feitas no local da atividade.

Para participar é necessário que os inscritos tenham conhecimento em leitura musical, modos e escalas e harmonia funcional.

Na primeira parte do workshop o músico apresentará os fundamentos históricos e antropológicos da improvisação nas diferentes vertentes da música afro-americana, estrutura do improviso, técnicas de estudo eficazes para o desenvolvimento da fluência, além de abordar tópicos específicos relacionados à linguagem contemporânea, como sobreposições harmônicas, deslocamento rítmico, outside playing, abordagem cromática à harmonia e melodia.

A segunda parte da atividade será a prática dos conceitos abordados em diferentes contextos rítmicos, como up tempo, swing feel e acentos, e em práticas mais complexas como ritmos em métricas impares, poliritmia e polimetria.

Sobre o artista

Antonio Colangelo nasceu na Itália, estudou piano e guitarra quando criança e, mais tarde, teve aulas de Guitarra Jazz com músicos italianos na Accademia dei Musicisti Associati de Nápoles (Itália).

É graduado em Ciências Sociais pela Universidade L'Orientale em Nápoles e mestre em
Psicologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com dissertação sobre “Samba-Jazz: uma viagem transcultural nos interstícios da musica contemporânea”. Possui pós-graduação em "Processos criativos em música popular: jazz e música popular brasileira" pela Faculdade Internacional Berklee-Souza-Lima (SP).

Atualmente Antonio se apresenta em vários projetos musicais de jazz e música brasileira em festivais e eventos na Itália e está produzindo e lançando seu primeiro álbum solo, que explora sonoridades jazzísticas, mediterrâneas e brasileiras.

Serviço:

O QUÊ: Workshop de improvisação moderna em Jazz e Música Brasileira com Antonio Colangelo.
QUANDO: 14 de junho, às 18h.
ONDE: Sala 3 do Departamento de Música da Udesc Ceart.
QUANTO: Gratuito com inscrições no local da atividade.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h