Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/06/2018-16h17

Udesc recebe aula aberta e gratuita sobre escola e formas de interação com a arte neste final de semana

Em parceria com o Laboratório de Ensaios e Imprevistos do Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o projeto Escola Extraordinária da Embarcação (EEE), realiza workshop com o tema "Escola para Reprogramar" por Cristina Ribas. Idealizado por Kamilla Nunes e Mônica Hoff, o projeto surgiu para debater o conceito de escola, seus sentidos, construções históricas, políticas e sociais. O evento gratuito acontece nos dias 09 e 10 de junho, na sala de Dança 1 do Centro de Artes (Ceart), das 14h às 17h, com 30 vagas.As inscrições podem ser feitas até o dia 08 de junho pelo email: sutilproducoes@gmail.com.

O projeto Escola Extraordinária da Embarcação (EEE) surgiu para discutir as relações entre arte, educação e política a partir de conversas públicas, oficinas, comidas coletivas e ações com a comunidade local. “Deste modo, pedimos a três pesquisadores em arte que propusessem um tema como tentativa de compreender como arte, educação e imaginação política podem ensinar novas formas de construir conhecimento", explicam Kamila Nunes e Mônica Hoff, curadoras da EEE que será realizada ao longo do mês de junho.

Para começar as atividades a artista Cristina Ribas abre o projeto com “A Escola para Reprogramar”, na Udesc Ceart. A proposta é analisar como a educação faz parte de um sistema de reprodução social que precisa ser revisto. Destinado a estudantes da graduação de todas as áreas, a artista quer problematizar a estrutura social meritocrática, a partir de uma série de perguntas sobre o sistema educacional. As vagas são destinadas aos estudantes de graduação da Udesc, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) dos cursos de artes, música, teatro, pedagogia, história, entre outros.

O evento funcionará de duas maneiras, no início haverá um momento de questionamento sobre a relação de escola e temas como lutas anti-racismo, feminismo. E depois serão levadas as questões para repensar um novo formato de escola partindo da ideia de contra-privilégio.
A Escola Extraordinária da Embarcação é viabilizada pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura e conta com o apoio da Funcultura, Fundação Catarinense de Cultura, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Espaço Embarcação e Moinho Pensamentos em Movimento.

Mais informações referentes ao processo de inscrição e seleção dos inscritos, entre em contato pelo email: sutilproducoes@gmail.com

Serviço


O QUÊ: "Escola para reprogramar", com Cristina Ribas.
QUANDO: 09 e 10 de junho, das 14h às 17h.
ONDE: sala Dança 1,  Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Vagas abertas gratuitas destinadas aos estudantes de graduação da Udesc, UFSC e IFSC dos cursos de artes, música, teatro, pedagogia, história, entre outros.
INSCRIÇÕES:  Pelo e-mail sutilproducoes@gmail.com até dia 08 de junho.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem Divulgação
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h