Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/05/2018-15h12

Udesc tem encontro de formação continuada para professores na próxima terça

Encontros visam criar projeto coletivo de formação continuada para a universidade - Foto: Jonas Pôrto
Na próxima terça-feira, 5, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizará um evento de formação continuada voltado aos diretores de Ensino, chefes de departamento e docentes membros dos núcleos docentes estruturantes (NDEs) da instituição.

Haverá atividades pela manhã e à tarde, no Auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.

Pela manhã, será realizada a mesa-redonda "Desafios da pedagogia universitária: relato de experiências exitosas na formação docente", com três convidados externos: os professores Sérgio Leite, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Wanda Pacheco e Graciete Tozetto Góes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

À tarde, os participantes farão um debate sobre barreiras e facilitadores da formação continuada nos centros de ensino da universidade. Nesta atividade, diretores de Ensino apresentarão sínteses do que foi debatido sobre o tema em cada unidade, junto a chefias de departamentos, representantes dos comitês permanentes de educação continuada e demais professores.

O evento tem inscrições pela internet e será transmitido por videoconferência, pelo site vc.udesc.br.

Formação docente 

Promovida pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), o evento de terça-feira será o primeiro do "Projeto Ressignificando a Formação Docente na Udesc: desafios na pedagogia universitária". O cronograma de trabalho tem mais dois encontros, em 30 de agosto e 30 de outubro. As datas estão previstas no calendário acadêmico.

A ação atende às resoluções nº 073/2014 e nº 074/2016 do Conselho Universitário (Consuni) e está vinculada ao projeto Udesc no Topo, previsto no Plano de Gestão 2016-2020, que busca de forma permanente, planejada e colaborativa a excelência da universidade, por meio de indicadores das avaliações internas e externas.

Espaço de reflexão e diálogo

A abertura do encontro terá a presença do reitor da Udesc, Marcus Tomasi, que destaca a importância de os envolvidos com o tema poderem participar presencialmente.

"Este evento visa oportunizar um espaço de discussão, reflexão e diálogo sobre a pedagogia universitária e iniciar a construção de um projeto coletivo de formação continuada para ser desenvolvido a partir do ano que vem", afirma o reitor.

Segundo a pró-reitora de Ensino, Soraia Tonon da Luz, o objetivo da iniciativa é fortalecer cada vez mais o compromisso permanente da Udesc com a qualidade do ensino de graduação.

"A intenção deste evento é debater, com consultores externos, práticas pedagógicas exitosas realizadas em outras instituições de ensino superior. Além de ampliar conhecimentos sobre a temática e sobre ferramentas de ensino, pretende-se idealizar conjuntamente um novo projeto para a universidade", ressalta.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8129.

Acompanhe as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ativar sua conta de e-mail e ter o pacote Office 365 gratuitamente.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Encontros visam criar projeto coletivo de formação continuada para a universidade
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h