Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/10/2017-14h20

Udesc tem vivência de musicoterapia de bebês para pais e familiares nesta sexta, em Florianópolis

Encontro ocorrerá no Auditório do Cefid - Foto: Divulg.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promoverá gratuitamente nesta sexta-feira, 20, a partir das 14h30, uma vivência com musicoterapia para bebês no Auditório do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

A proposta do 1º Encontro dos Bem Estimulados é observar e estimular a expressão sonora e espontânea dos bebês, acionando partes do cérebro humano responsáveis pelo desenvolvimento da criatividade.

Os pais e/ou familiares participarão ativamente, cantando, tocando e se expressando musicalmente. A preferência é pela participação dos pais por causa do vínculo que é estabelecido, pois a principal referência auditiva para o bebê durante a gestação vem da mãe e do pai.

Para poder ir ao encontro, basta comparecer ao auditório. O evento terá duração de uma hora e será apresentado pela musicoterapeuta Anamaria Marques Vincenzi, que é formada em Licenciatura em Artes Cênicas e Música pela Udesc e tem experiência nas áreas de interpretação teatral e ensino-aprendizagem.

Descobrindo a musicalidade

"O trabalho de musicoterapia com bebês não está focado na estética do fazer musical ou na execução perfeita dos instrumentos, mas sim em estimular a criança a descobrir sua musicalidade e desenvolver a criatividade", explica Anamaria.

A musicoterapia beneficia o desenvolvimento neuropsicomotor do bebê, ajudando na aquisição da fala e no aumento das conexões neurais, e também o sistema imunológico, aumentando a produção de células de defesa do organismo. Além disso, o estímulo musical melhora o humor, proporcionando a sensação de prazer.

O evento é promovido pelo programa de extensão "EstimulAção: a criança em foco", da Udesc Cefid. Coordenado pela professora Dayane Montemezzo, o programa oferece orientação a pais e responsáveis sobre temas relacionados aos cuidados nos dois primeiros anos de vida dos bebês.

Mais informações podem ser obtidas com o Laboratório de Desenvolvimento e Controle Postural (Ladescop) pelo telefone (48) 3664-8627 e pelo e-mail estimulacao17@gmail.com.

Serviço:

O QUÊ: 1º Encontro dos Bem Estimulados: "Vivência com musicoterapia para bebês".
QUANDO: Sexta-feira, 20, a partir das 14h30.
ONDE: Auditório da Udesc Cefid, Rua Pascoal Simone, nº 358, Bairro Coqueiros, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h