Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/02/2024-17h05

Artigo da Udesc Laguna é um dos mais citados de editora internacional

Artigo foi incluído nos “Destaques da pesquisa Springer Nature em 2023”. Capa: Springer/Reprodução
Um artigo que analisa a relação entre a biodiversidade das lagoas costeiras ao bem-estar humano foi um dos mais citados do grupo editorial Springer Nature em 2023, na área de Biologia Marinha e de Água Doce. O trabalho foi produzido pelo professor Jorge Luiz Rodrigues Filho - do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) - em conjunto com outros pesquisadores nacionais e internacionais.

O artigo foi publicado na revista internacional Hydrobiologia - The International Journal of Aquatic Sciences (Hidrobiologia - Jornal Internacional de Ciências Aquáticas, em português), publicação que integra o grupo Springer , um dos mais importantes mundialmente em publicações científicas.

Intitulado “Das funções ecológicas aos serviços ecossistêmicos: ligando a biodiversidade das lagoas costeiras ao bem-estar humano” e publicado em março de 2023, o trabalho tem como primeiro autor o professor Jorge Luiz Rodrigues Filho e envolveu outros 15 pesquisadores de instituições nacionais e internacionais.

“No artigo, abordamos como distintos grupos de organismos aquáticos desempenham funções e desencadeiam processos ecológicos em lagoas costeiras, gerando, por consequência, serviços ecossistêmicos e bem-estar aos seres humanos em áreas costeiras”, comenta o professor.

O que são e qual a importância das lagoas costeiras?

As lagoas costeiras situam-se entre os ecossistemas de água doce, marinhos e terrestres, reunindo grande diversidade de espécies, como bactérias, moluscos, crustáceos, peixes, pássaros e mamíferos aquáticos, segundo o artigo.

Jorge Rodrigues pontua, inclusive, que Santa Catarina é um estado que abriga uma série de lagoas costeiras, como por exemplo a Lagoa da Conceição, Lagoa do Peri, Lagoa de Ibiraquera e o complexo Lagunar Sul Catarinense, além de possuir uma cultura associada a ambientes lagunares e marinhos.

O trabalho publicado pela Springer Nature aponta para a importância das lagoas costeiras para o ser humano, como fonte de alimento, matéria-prima, medicamentos naturais entre outros recursos, além de promover a regulação da água, ciclagem de nutrientes, formação de solos, regulação climática, entre outras funções. Estes locais relacionam-se, ainda, com a cultura, a educação e o turismo local.

Segundo bibliografia apresentada no artigo, as lagoas costeiras estão entre os ecossistemas mais ameaçados do mundo. “O artigo aborda como distintos impactos afetam a perda de biodiversidade e o funcionamento ecológico de lagoas costeiras, ameaçando a qualidade de vida em regiões costeiras”, complementa Jorge.

Sobre a pesquisa

O artigo está vinculado às pesquisas que o professor Jorge Rodrigues executa nas lagoas que compõem o Sistema Estuarino de Laguna (SEL), como, por exemplo, a "Pesquisa Ecológica de Longa Duração (Peld)" e o projeto "Aplicação de abordagens integrativas para subsidiar a preservação e a restauração de ecossistemas de carbono azul no sul catarinense ", ambos contando com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Além da Udesc, o artigo envolveu autores das universidades federais de São Carlos (UFSCar), Santa Catarina (UFSC) e do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), da Universidad de la República (Uruguai) e da Oregon State University (EUA).

O professor Jorge Luiz Rodrigues Filho, do Departamento de Engenharia de Pesca e Ciências Biológicas da Udesc Laguna, coordena o Laboratório de Ecologia Aplicada e Conservação e é líder do Grupo de Pesquisa Análise e Conservação da Biodiversidade, ambos da Udesc. É doutor e mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e graduado em Ciências Biológicas pela mesma universidade.

Confira o artigo na íntegra aqui.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Laís Campos Moser
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h