Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/05/2023-20h40

Estudos da Udesc Balneário Camboriú ganham destaque em revistas internacionais

Artigo foi publicado no Jornal de Termodinâmica Química - Imagem: Reprodução
Um artigo de autoria do professor Diego Alex Mayer, do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú, ganhou destaque na revista internacional Jornal de Termodinâmica Química (em inglês, The Journal of Chemical Thermodynamics).

Acesse o artigo "Solubilidade e parâmetros termodinâmicos do ácido nicotínico em diferentes solventes" (em inglês "Solubility and thermodynamic parameters of nicotinic acid in different solvents"), publicado em 19 de maio.

Segundo o docente, que é vinculado ao Departamento de Engenharia de Petróleo, o artigo apresenta novas descobertas e análises aprofundadas sobre a solubilidade e parâmetros termodinâmicos do ácido nicotínico em diferentes solventes.

"O estudo lança uma luz sobre os mecanismos subjacentes envolvidos nesses processos, contribuindo significativamente para o avanço da química termodinâmica e para a nossa compreensão dos princípios físico-químicos que regem as soluções químicas", afirma o professor.

"Essa publicação evidencia o compromisso do Departamento de Engenharia de Petróleo com a pesquisa de alta qualidade. É um trabalho que destaca nosso papel como líderes na promoção do conhecimento científico e valida o compromisso da universidade em produzir pesquisas que são relevantes não apenas para a comunidade acadêmica, mas para toda a sociedade."

Além de Diego Mayer, são autores do artigo os pesquisadores Marcel Silveira, Evertan Rebelatto, Pedro Araújo e Vladimir Oliveira.

Mais acessados

Outro artigo de autoria de pesquisadores da Udesc Balneário Camboriú, também da área de Engenharia de Petróleo, está entre os dez mais acessados em sua área na Rede de Pesquisa em Ciências Sociais (SSRN, do inglês Social Science Research Network), revista internacional dedicada à rápida disseminação de pesquisas acadêmicas.

Publicado em fevereiro deste ano, o estudo "Uma nova função objetivo desenvolvida para a calibração de modelos estratigráficos de avanço" (em inglês, "A new objective function designer for the calibration of stratigraphic forward models") é de autoria da professora Lindaura Maria Steffens e Daniel Fabian Bettu, do Departamento de Engenharia de Petróleo; além de Mathieu Ducros Kognitus, Jessica de Souza Brugognolle, João Vitor Lottin Boing e Ana Paula Soares. Acesse o artigo.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Artigo foi publicado no Jornal de Termodinâmica Química
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h