Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/07/2023-14h13

Mais dois cursos de doutorado da Udesc obtêm aprovação de propostas na Capes

Resultados mostram avanço da Udesc na área de pós-graduação em todo o Estado - Foto: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) teve mais dois novos cursos de doutorado aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).

Foram aprovados o Doutorado Acadêmico em Engenharia Florestal, da Udesc Lages, e o Doutorado Profissional em Ensino de História (em Rede Nacional), cuja proposta foi submetida por outra instituição, que será responsável pela coordenação-geral.

Os dois novos doutorados, divulgados na segunda leva de resultados da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN), juntam-se a quatro outros aprovados na primeira leva, em junho: Engenharia Civil (Udesc Joinville), Fisioterapia (Udesc Cefid), Química Aplicada (Udesc Joinville) e Zootecnia (Udesc Oeste).

A Udesc ainda aguarda o resultado para o Doutorado Profissional em Administração (Udesc Esag).

Ampliação da oferta

"Esses resultados representam uma grande conquista para a ampliação da oferta de doutorados em diferentes áreas do conhecimento, somando-se aos 15 cursos já existentes na universidade e respondendo aos anseios da instituição e da sociedade catarinense para o avanço da ciência, da pesquisa e da formação de profissionais", destaca o reitor da Udesc, Dilmar Baretta.

"A conquista das aprovações é, sobremaneira, fruto do planejamento estratégico dos programas realizado de forma colegiada, esforço e dedicação dos pesquisadores altamente qualificados, corpo técnico e estudantes, associado ao apoio institucional, que, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), objetiva continuar qualificando para alcançar a excelência da pós-graduação", afirma a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc, Letícia Sequinatto Rossi.

Planejamento estratégico

Na avaliação pela Capes, é realizada uma análise criteriosa das propostas de criação de cursos. São consideradas a adequação ao desenvolvimento regional e nacional e a importância socioeconômica do curso, além da comprovação de competência e qualificação acadêmica, didática e científica.

Outros aspectos observados são a infraestrutura de ensino e pesquisa, o quadro de professores e o acesso a equipamentos de informática atualizados, com internet, base de dados e fontes de informação multimídia.

Comprometimento

A pró-reitora Letícia destaca que as aprovações da Udesc demonstram, de fato, um reconhecimento do comprometimento da instituição com a excelência do ensino, da pesquisa e da extensão, focados no desenvolvimento científico e tecnológico de Santa Catarina e do Brasil.

Ela frisa que os novos cursos possibilitarão o fechamento de um ciclo aos estudantes, que poderão cursar agora, além de graduação e mestrado, doutorado em Engenharia Civil, Engenharia Florestal, Ensino de História, Fisioterapia, Química Aplicada e Zootecnia.

Pedidos de reconsideração

Os programas da Udesc com propostas não aprovadas na segunda leva de resultados da APCN poderão apresentar pedidos de reconsideração dos resultados. O prazo para envio à Capes terminará em 7 de agosto, incluindo o pedido realizado pelo coordenador e a homologação pela PROPPG.

A pró-reitoria está comprometida juntamente aos programas que defendem os pedidos de reconsideração e solicita que encaminhem seus recursos pela plataforma Sucupira até 2 de agosto, para haver tempo hábil de análise e parecer antes da homologação. 


Início dos novos cursos

Após o resultado definitivo do processo de avaliação da APCN, a Capes encaminhará os documentos da avaliação para que a Câmara de Educação Superior (CES), do Conselho Nacional de Educação (CNE), delibere sobre a autorização e o reconhecimento dos cursos, com posterior homologação pelo MEC.

Após essa etapa, será possível a Udesc iniciar as implementações dos novos cursos, conforme previsto no artigo 21 da Portaria Capes nº 195/2021. O ato de reconhecimento de um curso pela CES/CNE, nos termos da legislação vigente, aplica-se exclusivamente à sua oferta conforme ao que está previsto na proposta avaliada pela Capes.

Para Letícia, "a expectativa é de que esses novos cursos de pós-graduação stricto sensu da Udesc contribuam significativamente para o avanço do conhecimento em áreas estratégicas, impulsionando o desenvolvimento regional e nacional". 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Resultados mostram avanço da Udesc na área de pós- graduação em todo o Estado
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h