Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/05/2023-14h53

Novo edital da Udesc oferece 250 bolsas de monitoria para alunos de pós-graduação

Chamada tem 175 bolsas para mestrandos e 75 para doutorandos da universidade - Foto: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) publicou um novo edital do Programa de Bolsas de Monitoria de Pós-Graduação (Promop), para seleção de bolsistas para o período entre o segundo semestre deste ano e o primeiro semestre de 2024. Acesse o edital.

Serão ofertadas 250 bolsas, sendo 175 destinadas aos cursos de mestrado e 75 aos cursos de doutorado, com duração de 12 meses a partir de agosto, podendo ser renovadas. Estão previstas cinco bolsas por curso de pós-graduação stricto sensu da universidade que teve o plano de trabalho de monitoria aprovado pelo colegiado do programa.

A partir deste ano, os estudantes de pós-graduação da Udesc selecionados pelo Promop receberão as bolsas de monitoria conforme os valores definidos pela Resolução nº 001/2023 da Câmara de Administração e Planejamento (CAP), do Conselho Universitário (Consuni).

Novos valores

A resolução aprovou o aumento no valor das bolsas de monitoria de pós-graduação para R$ 2,1 mil (mestrado) e R$ 3,1 mil (doutorado), que foram equiparadas aos valores-padrão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As bolsas do Promop têm como foco a valorização das atividades de monitoria e a contribuição para a formação acadêmica dos estudantes, além de incentivar a pesquisa e a produção científica na universidade.

Podem concorrer às bolsas de monitoria alunos em situação regular nos cursos de pós-graduação, que devem apresentar documentos como plano de atividade, elaborado com o professor orientador, e atender critérios como desempenho acadêmico mínimo ou igual a média de conceito B.

As inscrições, os prazos e as seleções estão a cargo das 35 coordenadorias dos programas de pós-graduação.


Pesquisa e docência

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação em exercício da Udesc, Francisco Henrique de Oliveira, o Promop "tem como objetivo promover a qualificação da pós-graduação e possibilitar aos estudantes o desenvolvimento de habilidades acadêmicas em docência e pesquisa científica e tecnológica, contribuindo para a formação de profissionais capacitados em suas áreas de atuação e conhecimento".

Além do Promop, os alunos de pós da Udesc podem obter bolsas por meio de editais da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e bolsas Uniedu da Secretaria de Estado da Educação de SC.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Chamada tem 175 bolsas para mestrandos e 75 para doutorandos
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h