Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/04/2023-17h43

Novo software da Udesc dará suporte para acompanhar e planejar programas de pós

Todos os programas de pós da Udesc serão contemplados com a ferramenta - Arte: Div.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) adquiriu uma nova ferramenta tecnológica para a pós-graduação, o software Stela Experta, voltado ao planejamento e à avaliação dos programas de pós-graduação (PPGs).

Adquirido da empresa StelaTek, o software permite "avaliar e acompanhar a performance dos PPGs no decorrer das quadrienais, baseado em critérios utilizados pelas áreas de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)". Os dados da Plataforma Sucupira são monitorados e atualizados de forma automática, em fluxo.

Conforme a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), todos os programas de pós-graduação da Udesc serão contemplados pela plataforma. "Cada uma de suas coordenações terá um acesso que permitirá a utilização da ferramenta para análise dos dados e planejamento estratégico para melhorias em seus cursos", afirma a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Letícia Sequinatto.

Em breve, será realizada a capacitação dos técnicos da PROPPG e dos coordenadores dos PPGs para iniciar o uso do sistema.

Recursos

Os principais recursos da nova ferramenta incluem:

  • Extração dos dados dos PPGs da Sucupira em fluxo contínuo
  • Apresentação de dados gerais e de indicadores de performance dos PPGs
  • Benchmarkings dos PPGs com outros do País
  • Evolução da performance dos PPGs nas quadrienais, detectando evoluções e "gaps"
  • Contribuição de cada docente na formação dos indicadores dos PPGs
  • Visualização das produções dos PPGs

A pró-reitora destaca que a PROPPG "vem se empenhando em conceder aos programas de pós-graduação ferramentas para o suporte à qualificação, a fim de buscar a excelência".

"Em 2022, por exemplo, a pró-reitoria promoveu o curso de capacitação para preenchimento da Plataforma Sucupira, que é a fonte de dados para a avaliação dos programas frente à Capes. Neste ano, foi adquirida essa nova ferramenta para aprimorar ainda mais a gestão na área."

Sobre a empresa

A StelaTek é uma startup do Instituto Stela, que, desde 2005, dedica-se à produção, desenvolvimento e inovação de soluções tecnológicas para instrumentalizar instituições de ensino superior (IES) e de ciência, tecnologia e inovação (ICTIs) na gestão estratégica de informações.

A empresa foi criada pelo mesmo grupo de pesquisadores que desenvolveu a Plataforma Lattes junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Todos os programas de pós da Udesc serão contemplados com a ferramenta
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h