Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/02/2024-19h51

Novo vídeo institucional da Udesc destaca importância da universidade estadual de SC

Com quase 60 anos de atuação, Udesc tem grande papel para desenvolvimento da sociedade catarinense
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) agora conta com novo vídeo institucional, produzido na campanha Ser Udesc, que apresenta seus diferenciais como a universidade pública, estadual e gratuita de SC e suas contribuições para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da sociedade catarinense.

"A qualidade de vida e o destaque nacional de Santa Catarina nas últimas décadas são frutos da educação no Estado, e a Udesc atua com papel fundamental nisso, tendo já formado cerca de 65 mil profissionais em inúmeras áreas e contribuído também com milhares de pesquisas e ações de extensão em quase 60 anos de história", enfatiza o reitor da Udesc, Dilmar Baretta.

"Ser Udesc é olhar para o futuro. É pensar na educação pública e gratuita, na ciência, na inovação, na cultura. É fazer a diferença na vida do cidadão e do Estado, oferecendo novas oportunidades e possibilidades", afirma.

O planejamento e a realização do novo vídeo institucional da universidade envolveram a Secretaria de Comunicação da Udesc (Secom) e a agência de publicidade Moove, com o apoio da Gestão 2020-2024.

"O vídeo tem uma versão com legendas em português e Libras e outra com legendas em inglês, contribuindo respectivamente para a acessibilidade e a internacionalização da Udesc", ressalta o secretário de Comunicação, Rodrigo Brüning Schmitt.


 
Entre as melhores universidades do mundo

O novo vídeo institucional destaca que a Udesc tem excelência nas áreas de ensino, pesquisa e extensão e dispõe de estrutura multicampi, com 13 unidades em dez cidades de Santa Catarina, além de mais de 30 polos de apoio presencial para o ensino a distância, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação (MEC).

Atualmente, são 12,5 mil alunos distribuídos em mais de 60 cursos de graduação e mais de 50 de pós-graduação (mestrados, doutorados e especializações), que são oferecidos gratuitamente, e mais de 90% dos professores efetivos são doutores.

Na pesquisa, a Udesc mantém mais de 220 grupos certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento e Tecnológico (CNPq), divididos nas oito grandes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Biológicas; da Saúde; Exatas e da Terra; Humanas; Sociais Aplicadas; Engenharias; e Linguística, Letras e Artes.

Servidores e acadêmicos da Udesc realizam quase 1,2 mil ações de extensão por ano em diversas áreas para levar o conhecimento obtido no ensino e na pesquisa ao público externo, beneficiando 600 mil pessoas anualmente, e estão entrando agora na fase de internacionalização, principalmente com universidades da América do Sul e da África. Além disso, a Udesc prioriza investimentos em áreas como permanência estudantil, intercâmbio, inovação e empreendedorismo.

Como resultado de todas essas ações, a Udesc aparece há cinco anos seguidos entre as melhores universidades do mundo e entre as cem principais da América Latina, estando atualmente na 84ª posição, em levantamentos feitos pela organização Times Higher Education (THE).

A Udesc também avançou na última avaliação do Índice Geral de Cursos (IGC), do MEC, tendo passado da nona para a oitava colocação entre 38 universidades estaduais e da 42ª para a 37ª posição na classificação geral, considerando 241 instituições públicas e privadas do País. A universidade, que é a segunda melhor de SC nesse ranking, melhorou em todos os conceitos que compõem a avaliação: graduação, mestrado e doutorado. 

Além disso, na semana passada, a Udesc ganhou destaque como a sexta melhor universidade estadual do Brasil e segunda melhor instituição de ensino superior catarinense no Ranking Mundial de Universidades Webometrics 2024, feito pelo Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa do Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha (CSIC). Entre as universidades brasileiras, a Udesc aparece na 65ª posição.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 14
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h