Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/07/2023-19h40

Representante do CNPq visita Udesc e centros para reunião com gestores e evento

Agenda incluiu encontros com gestores da Reitoria e pesquisadores - Fotos: Divulgação
Gestores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizaram reuniões e participaram de um evento na última sexta-feira, 30, com um representante do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o coordenador-geral de Promoção à Inovação e ao Transbordamento do Conhecimento, Márcio Ramos de Oliveira.

Oliveira veio à Udesc a convite da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) para participar da solenidade de premiação dos estudantes bolsistas que se destacaram no 32º Seminário de Iniciação Científica (SIC). O evento ocorreu na sede do Campus I, em Florianópolis.

Além da premiação do SIC, o coordenador conheceu instalações, laboratórios e pesquisas de quatro centros de ensino na Capital durante a visita de um dia. A PROPPG pretende agendar novas datas para apresentar os demais campi da universidade.

Reitoria

As atividades iniciaram com uma reunião pela manhã com o reitor, Dilmar Baretta, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Letícia Sequinatto Rossi, e os coordenadores Alexandre Tadeu Paulino (Pesquisa) e Francisco Henrique de Oliveira (Pós-Graduação).

No encontro, os gestores falaram sobre o funcionamento da universidade nos diferentes centros e apresentaram os cursos de graduação e de pós-graduação e os mais de 220 grupos de pesquisa. Também foi destacado o compromisso da Udesc com o desenvolvimento de Santa Catarina por meio do ensino, da pesquisa, da inovação e da extensão.

Fomento à pesquisa

A conversa abordou ainda a importância do envolvimento das fundações de apoio à pesquisa, como a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), a atuação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) dentro e fora da instituição e as perspectivas de lançamento, pelo CNPq, de editais de fomento à pesquisa e para concessão de bolsas de iniciação científica, de mestrado e de doutorado.

Segundo a pró-reitora Letícia, em relação às bolsas de pós-graduação, a tendência é que sejam lançados editais para conceder bolsas mediante a avaliação de um projeto institucional, como ocorreu no Edital 69/2022 CNPq - na chamada, a Udesc foi contemplada com 20 novas bolsas.

Pesquisadores experientes

Letícia relata ainda que, na conversa, foi relatado ao representante do CNPq que a Udesc tem "ótimos pesquisadores em programas de pós-graduação que estão em vias de aposentadoria".

"Questionamos como o CNPq vê a atuação de profissionais aposentados em cursos de pós-graduação e sobre a possibilidade de bolsas para esses pesquisadores, como as Bolsas de Produtividade em Pesquisa Sênior (PQ-Sr), que a agência concede. São assuntos que serão amadurecidos em conjunto", afirma a pró-reitora.

Centros de ensino

Ainda pela manhã, foi realizada a visita ao Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no Bairro Coqueiros. À tarde, foram visitados os centros de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), de Artes, Design e Moda (Ceart) e de Ciências Humanas e da Educação (Faed).

As visitas, em grande parte guiadas pelos diretores de Pesquisa e Pós-Graduação, incluíram laboratórios e conversas com pesquisadores com bolsa de produtividade sobre pesquisas e a pós-graduação.

O representante do CNPq também respondeu diversos questionamentos sobre ações e a visão do CNPq em relação às áreas de conhecimento, como, por exemplo, das humanidades. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Agenda incluiu encontros com gestores da Reitoria e pesquisadores
  • Imagem 49
  • Imagem 50
  • Imagem 51
  • Imagem 52
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h