Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/09/2023-18h07

Setembro Amarelo da Udesc tem palestras e auriculoterapia em centros da universidade

Projeto realizou palestra outras ações na Udesc Laguna nesta terça - Foto: Divulgação 
O projeto Promovendo Saúde na Univer-cidade, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove uma série de ações neste mês relacionadas à campanha Setembro Amarelo, em diferentes cidades catarinenses.

Realizadas em parceria com a Associação Catarinense de Psiquiatria e com o apoio da Secretaria de Assuntos, Estudantis, Ações Afirmativas e Diversidades (SAE), as iniciativas incluem palestras de conscientização sobre questões de saúde mental e prevenção do suicídio, além da oferta de auriculoterapia. 

A primeira palestra ocorreu na tarde desta terça-feira, 19, no Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), em Laguna, com o tema "Setembro Amarelo: se precisar, peça ajuda!", ministrada pelo médico psiquiatra Alan Bussolo.

Pela manhã, também foi oferecida a aplicação de auriculoterapia, que consiste na estimulação de pontos específicos da orelha para tratar uma variedade de problemas de saúde. O atendimento foi feito pela técnica Valdirene Ávila, que atua no Serviço de Assistência Integrada à Saúde Universitária (Saisu) e coordena o projeto Promovendo Saúde na Univer-cidade, com a participação das servidoras e dos discentes bolsistas da SAE.

Outra iniciativa foi a apresentação do projeto Diálogos Transversais: pertencimento e permanência estudantil, inaugurando uma série de ações da SAE nos centros de ensino, e da proposta de uma extensão do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) na Udesc Laguna, iniciando com o projeto de cultura "Caminhando com Julia Chrispina do Nascimento", desenvolvido no município.

As proposições foram realizadas pela coordenadora-geral do Neab, a técnica Maria Helena Tomaz, que também coordena a Secretaria de Assuntos Estudantis, Ações Afirmativas e Diversidades (SAE), envolvendo o apoio de técnicas e bolsistas discentes dos dois setores. 

Próximas atividades

Na próxima semana, o projeto Promovendo Saúde na Univer-cidade fará atividades em Florianópolis, Balneário Camboriú e Lages (veja datas e locais abaixo).

Próximas ações do Setembro Amarelo promovidas pelo projeto:

  • 26 de setembro, das 10h às 14h - Udesc Esag (Áquario): Auriculoterapia, com Valdirene Ávila
  • 27 de setembro, às 15h - Udesc Balneário Camboriu: Palestra com a médica Larissa Zorzi
  • 28 de setembro, às 14h - Udesc Lages: Palestra com o médico Bruno Augustini

No Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), no Bairro Itacorubi, em Florianópolis, a oferta da auriculoterapia integra a programação da segunda edição da campanha Saúde Mental Importa, realizada pela direção da unidade, com diversas iniciativas abertas à comunidade. Acesse o site da campanha

Sobre a auriculoterapia

O projeto Promovendo a Saúde na Univer-Cidade desenvolve ações durante o ano para debater questões relacionadas à saúde nos centros de ensino e na Reitoria da Udesc. A oferta de terapias complementares e integrativas, como a auriculoterapia, é uma de suas iniciativas.

Valdirene explica que, segundo a medicina tradicional chinesa, a orelha é um microssistema que está conectado a todos os órgãos e sistemas do corpo. "A estimulação desses pontos pode ajudar a promover o equilíbrio e a harmonia do organismo", afirma a técnica.

Sobre as palestras, ela destaca que o objetivo "é romper o tabu do suicídio e encorajar as pessoas que estejam em sofrimento a buscar ajuda".

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail valdirene.avila@udesc.br. e no Instagram da SAE e do projeto.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Projeto realizou palestra outras ações na Udesc Laguna nesta terça
  • Imagem 73
  • Imagem 74
  • Imagem 75
  • Imagem 76
  • Imagem 77
  • Imagem 78
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h