Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/12/2023-17h28

Udesc Cefid recebe Ufba para planejar parceria que prevê app para atletas de judô

Esq. à dir.: prof. Kons e aluna Raiane (Ufba), aluna Marina (Ufsc), profa. Jaqueline e Wladymir (Udesc) - Foto: Divulg.
O Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebeu pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) para o planejamento de uma parceria técnico-científica já em andamento entre as universidades, que prevê o desenvolvimento e validação de um aplicativo específico para analisar os parâmetros de desempenho físico de atletas de judô com deficiência visual.

Na Udesc Cefid a parceria se dá com os laboratórios de Análises Multissetorial (Multilab), de Instrumentação (Labin) e de Pesquisa Experimental (Lapex). A professora Jaqueline de Souza, coordenadora do Labin, e o pesquisador e técnico universitário Wladymir Külkamp, receberam em 30 de novembro o professor Rafael Lima Kons e a mestranda Raiane de Carvalho Silva, ambos da Ufba, e a doutoranda Marina Saldanha, da Ufsc. Na visita foi definido o planejamento e cronograma da parceria, que iniciou em 2022 e envolve a produção de artigos científicos e intercâmbio entre estudantes.

Sobre o projeto

O projeto intitulado “Desenvolvimento e validação do aplicativo JudoFIT para analisar parâmetros de desempenho físico-específico de atletas de judô com deficiência visual” foi aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e envolve seis instituições de ensino superior, com coordenação da Ufba: Udesc, Ufsc, Instituto Federal Catarinense (IF-Catarinense), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Deakin University (Austrália).

A partir do desenvolvimento do aplicativo, será possível analisar os parâmetros de desempenho físico específico de atletas de judô com deficiência visual, a partir de resultados diretos de testes sendo fornecidos a partir de sinais sonoros. Para isto, um software específico será desenvolvido para IOS e smartphone.

Para a validação do aplicativo, um estudo de opinião com 100 treinadores de judô e um estudo de campo serão realizados. O estudo de opinião será realizado com treinadores de judô que trabalham com pessoas com deficiência visual em todo o Brasil, na qual os mesmos responderão perguntas sobre a utilidade e aplicabilidade do aplicativo na avaliação do desempenho físico dos atletas.

Já o estudo de campo que testará a reprodutibilidade e a confiabilidade do aplicativo, considerando um total de 14 atletas de judô da seleção brasileira paralímpica, na qual os testes já validados em literatura - Special Judo Fitness Test (SJFT) e Judogi Grip Strenght Test (JGST) - serão realizados durante o treinamento da seleção em São Paulo.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h