Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/01/2024-18h44

Udesc Laguna coordenará pesquisa sobre os recursos pesqueiros de Santa Catarina

Uma das ações do estudo será obter informações junto a pescadores - Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Gov SC
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), de Laguna, foi a instituição selecionada no edital do Programa de Cooperação para Estudo da Biologia Populacional de Recursos Pesqueiros Catarinenses, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), e receberá cerca de R$ 1,7 milhão para estudar a ecologia marinha em SC.

Os estudos serão realizados pelo consórcio Biopesca SC, que é coordenado pelo professor Jorge Luiz Rodrigues Filho, da Udesc Laguna, e reúne também mais três instituições de ensino superior (Ufsc, Ifsc e Univali). O projeto terá duração de dois anos, podendo ser prolongado por mais seis meses. 

Para Rodrigues Filho, que é o idealizador da pesquisa, ter o projeto escolhido no edital e poder fazer o estudo em nível estadual é muito gratificante. "É um projeto bem desafiador e complexo, que teremos que unir diversos saberes para conhecer do ponto de vista científico o que a sociedade já conhece do ponto de vista empírico. Queremos colaborar com o conhecimento ecológico local, abraçando toda a população pesqueira." 

Pesquisa em todo o litoral catarinense

O projeto pretende estudar e avaliar a biologia populacional dos principais recursos pesqueiros capturados no Estado, levando em consideração a importância sociocultural da pesca em Santa Catarina, além de mudanças climáticas, destruição de habitats naturais e poluição, para elaborar uma proposta.

"É um marco importante e histórico para a o setor de aquicultura e pesca catarinense. Com investimento próximo de R$ 2 milhões instituições renomadas como Univali, Ufsc e Ifsc, com a coordenação da Udesc, irão iniciar as pesquisas com diversas espécies no intuito de gerar conhecimento sobre a biologia e a ecologia de recursos pesqueiros como instrumentos para a gestão destes recursos em Santa Catarina. Dentre as espécies estudadas, estarão tainha, anchova, corvina, peixe-espada, camarões e siris”, comenta o secretário estadual de Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo.

A pesquisa dividirá o litoral catarinense em setores para fazer as amostragens. As informações serão obtidas com base nos pescadores que moram nas regiões e nas pescas experimentais para adquirir organismos que serão estudados.

"O objetivo do edital é conhecer ainda mais o mar catarinense. Com os estudos, conseguiremos dar ainda mais informações sobre quais épocas são mais propensas a realizar uma pesca desejada", comenta o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto.

Assessoria de Comunicação da Udesc*
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Fapesc
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 6
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h