Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/11/2022-17h26

Udesc participa de elaboração da Política Estadual de Educação para o Envelhecimento

Equipe multidisciplinar foi responsável pela redação da política em Santa Catarina - Foto: Divulgação/SED
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participou nesta quarta-feira, 9, em Florianópolis, do lançamento da Política Estadual de Educação para o Envelhecimento, trabalho coordenado pela Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED).

Professores e técnicos da Udesc fazem parte da equipe multidisciplinar que elaborou o documento, com o objetivo de inserir a temática e promover reflexões sobre o envelhecimento no dia a dia das mais de mil escolas da rede estadual de Santa Catarina 

O encontro contou com a presença do reitor da universidade, Dilmar Baretta, entre outras autoridades das 13 entidades parceiras do projeto. A Política Estadual de Educação para o Envelhecimento, iniciada em setembro de 2021, é considerada pioneira no Brasil, envolvendo profissionais da área da educação, saúde, gerontologia, direito dos idosos e assistência social. 

Pela Udesc, integraram a equipe os servidores Lourival José Martins Filho, Salete Teresinha Pompermaier, Maria Helena Tomaz e Jurema Iara Reis Belli. 

A política foi estabelecida pelo Decreto Estadual n° 2.037, de junho de 2022. Além do lançamento do caderno, que será distribuído nas escolas, a SED promoverá formações com professores sobre o envelhecimento e o processo do curso da vida, para que a temática possa ser definitivamente inserida nos projetos políticos e pedagógicos (PPP) das escolas. Além da formação continuada de professores e gestores, as escolas poderão promover atividades envolvendo as famílias dos estudantes. 

Saiba mais sobre o envelhecimento

O processo de envelhecimento populacional avança de forma acelerada no mundo e, especialmente, no Brasil. Em 2031, o número de idosos (43,2 milhões) terá superado pela primeira vez o de crianças e adolescentes, de 0 a 14 anos (42,3 milhões) e a população acima de 60 anos deve dobrar no País até 2042, na comparação com os números de 2017, segundo o IBGE – dos 232,5 milhões de habitantes, 57 milhões serão idosos (24,5%). 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 

* Com informações da Secretaria de Estado da Educação (SED)
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Equipe multidisciplinar foi responsável pela redação da política em Santa Catarina.
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h