Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/07/2022-16h15

Udesc participa de pesquisa nacional para professores na área de alfabetização

Vinícius, aluno de escola em Biguaçu, usa máscara durante aula; pesquisa com professores aborda o trabalho presencial na pandemia - Foto: Divulg.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do grupo de pesquisa Didática e Formação Docente (Nape), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), é uma das 36 universidades públicas brasileiras, de todas as regiões do País, que participa da pesquisa Alfabetização em Rede. A pesquisa visa conhecer como está ocorrendo o trabalho presencial dos professores no contexto da pandemia da Covid-19.

Professores dos anos iniciais do ensino fundamental de todo o Brasil podem responder um questionário na internet. Acesse o formulário eletrônico. A coleta de dados será feita até 8 de outubro.

Para o professor Lourival José Martins Filho, da Udesc Faed, que é integrante do Nape e atual presidente da Associação Brasileira de Alfabetização (Abalf), a pesquisa "possibilitará o diálogo com professores e professoras da educação básica e maior conhecimento sobre a dinâmica de trabalho desses profissionais nesse período pós-pandemia". "O foco sempre é a aprendizagem da leitura e da escrita no âmbito dos anos iniciais do ensino fundamental", explica o docente.

Martins Filho enfatiza que, em Santa Catarina, professores e professoras de diversas redes de ensino participaram do teste-piloto e agora são estimulados a preencher o formulário da pesquisa. É o caso da rede municipal de Biguaçu, na Grande Florianópolis, onde o Nape colabora com ações de formação docente.

Diálogo contínuo

A coordenadora nacional da pesquisa é a professora Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), que destaca a importância do trabalho "pelo diálogo contínuo entre alfabetizadores, pesquisadores e acadêmicos da graduação e da pós-graduação das instituições de ensino superior (IES) participantes".

A líder do Nape, professora Alba Regina Batistti de Souza, ressalta que o diálogo com professores e professoras da educação básica é uma marca do grupo de pesquisa desde sua criação. "Já são mais de 38 anos de ações de ensino, pesquisa e extensão em parceria com a educação básica", afirma.  

Mais informações sobre a pesquisa podem ser obtidas pelo e-mail lourival.martinsfilho@udesc.br.

Conheça mais sobre o Nape no site

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Vinícius, aluno de escola em Biguaçu, usa máscara durante aula - pesquisa com docentes aborda trabalho presencial na pandemia
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h