Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

13/06/2018-17h08

Professora Gesilani da Silva Honório assume Coordenadoria de Avaliação Institucional da Udesc

Professora Gesilani, da Udesc Cefid, assumiu Coai na última segunda - Foto: Secom Udesc
A professora Gesilani Júlia da Silva Honório, do Centro de Ciências de Saúde e do Esporte (Cefid), tomou posse na última segunda-feira, 11, como coordenadora de Avaliação Institucional da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Ela substitui a professora Rita de Cássia Paula Souza, que assumiu a direção de Ensino de Graduação da Udesc Cefid.

Segundo o reitor Marcus Tomasi, a escolha da docente foi pautada por critérios técnicos, de competência e perfil profissional: "Valorizamos o currículo e o perfil da professora", afirmou.

À frente dos processos avaliativos da universidade, Gesilane destaca a importância da avaliação institucional, "uma área chave na gestão estratégica da instituição, pois faz parte do planejamento da Udesc", e afirma que pretende dar continuidade aos projetos iniciados pela antecessora: "O caminho da avaliação já está trilhado. Vamos somar com novas ideias e muito trabalho."

Rita de Cássia comandou a Coordenadoria de Avaliação Institucional (Coai) desde o início da atual gestão da Reitoria, há dois anos, período no qual recebeu a visita da comissão de avaliadores do Conselho Estadual de Educação (CEE), em 2016, para recredenciamento da instituição. "Realizamos diversas ações e o sentimento que fica é de missão cumprida", reflete a professora.

Desafios

Gesilani é a sexta coordenadora da Coai, orgão suplementar superior da Udesc, subordinado ao reitor, que completou uma década de trabalho no ano passado. Sua principal atribuição é coordenar os processos externos e internos de avaliação institucional e dos cursos de graduação da instituição.

Pautada na lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), a Coai atua em conjunto com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e, nos centros, conta com o apoio das Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs).

Um dos principais desafios do órgão este ano é a elaboração do Plano de Melhorias baseado no Relatório de Fragilidades e Ações Corretivas, que será tema do 5º Seminário de Avaliação Institucional e do 1º Fórum Estudantil da universidade, em 7 de novembro.

Parcerias com a Proen

Atualmente, a Coai é parceira da Pró-reitoria de Ensino na realização de diversos projetos, incluindo o mapeamento dos cursos de graduação, que visa acompanhar a qualidade do ensino e da infraestrutura dos cursos, e o Seminário Institucional do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que busca orientar chefes de departamento e diretores de Ensino de Graduação. 

As ações integram o Projeto Udesc no Topo, previsto no Plano de Gestão 2016-2020. A pró-reitora de Ensino, Soraia Tonon da Luz, destaca a importância das parcerias para realização dos projetos na área. “É a partir da avaliação que tomamos diversas decisões em relação ao ensino de graduação”, ressaltou.

Sobre a professora

Natural de Florianópolis, Gesilaine possui graduação em Fisioterapia e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Udesc e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

Atua na Udesc Cefid desde 2003, onde é professora adjunta do Departamento de Fisioterapia desde 2015 e integra dois programas de extensão (Reabilitar e Integrar; e Reabilitação Pós-Câncer Ginecológico) e o grupo de pesquisa em Biomecânica.

Mais informações sobre a Coai podem ser obtidas pelo e-mail coai.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8077, das 13h às 19h.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Professora Gesilani, da Udesc Cefid, assumiu Coai na última segunda
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC