Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/06/2018-16h00

Acadêmico do Programa de Pós-Graduação de Música realiza recital de piano na Udesc neste domingo

Foto: Gustavo Fey
Neste domingo, 17, o estudante e pianista Rafael Friesen apresenta seu recital de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O pós-graduando e também professor do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Roraima (UFRR) apresenta-se no Auditório do Departamento de Música (DMU) do Centro de Artes (Ceart), às 19h. O recital é gratuito e aberto ao público.

Assim como em outros cursos de mestrado no Brasil, na Udesc é obrigatória a defesa da dissertação perante uma banca avaliadora e o pós-graduando optou por realizar tanto a defesa teórica quanto a prática. “Como o mestrado em Interpretação e Criação incluiu disciplinas de instrumento, nas quais estudei intensamente o piano, o recital a ser apresentado no domingo é resultado disso.”, afirma Rafael.

A partir do tema Panorama das Competências do Pianista de Coro, Rafael levantou informações  para sua dissertação sobre o que os pianistas que tocam com corais precisam saber para realizar seu trabalho. Ainda que a pesquisa desenvolvida seja sobre a prática junto a corais, no recital o acadêmico apresentará músicas para piano solo. Segundo o mestrando a maioria das obras foi selecionada com a professora e orientadora Maria Bernardete Castelan Póvoas. O programa inlui obras de Debusy, dos russos Rachmaninov e Scriabin, do húngaro Liszt e do brasileiro Camargo Guarnieri.

Para avaliação de sua performance como banca examinadora, estarão presentes três professores da Udesc e um professor convidado da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp).

Sobre o pianista


Rafael Friesen é pianista e professor do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Roraima. Bacharel em piano pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), onde também se especializou em Música de Câmara, atualmente está concluindo o mestrado em Interpretação e Criação Musical na Udesc, sob orientação da professora doutora Maria Bernardete Castelán Póvoas. Possui prêmios em concursos nacionais de piano e atua frequentemente com Música Nova.

Serviço:

O QUÊ: Recital de mestrado do pianista Rafael Friesen.
QUANDO: 17 de junho, domingo, às 19h.
ONDE: Auditório do DMU, Udesc Ceart, Avenida Madre Benvenuta, nº 1907, Bairro Itacorubi, Florianópolis, SC.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Rafael Friesen ao piano-foto: Gustavo Fey
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h