Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/05/2017-12h48

Acadêmicos de Engenharia de Petróleo da Udesc fazem visita a museu de história nacional em Mafra

Grupo aprendeu técnicas de coleta de fósseis - Foto: Div.
Alunos de Engenharia de Petróleo do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú, fizeram uma visita ao Museu da Terra e da Vida, em Mafra, no Planalto Norte catarinense.

O museu, que pertence ao Centro Paleontológico da Universidade do Contestado (Cenpaleo), recebeu os acadêmicos acompanhados da geóloga e professora da Udesc, Ana Paula Soares, para praticar o conhecimento teórico e explorar técnicas de coleta paleontológica, no fim de março.

Durante a visita, o grupo aprendeu técnicas de coleta de fósseis, que envolve o trabalho prévio de localização, mapeamento, fotografia e documentação das informações do local.

Em seguida, realizaram a coleta de amostras e analisaram rochas do local, onde descobriram fósseis como, por exemplo, peixes, escamas e esponjas. Parte dos materiais encontrados foram encaminhados ao Laboratório de Petrofísica da Udesc Cesfi, onde serão catalogados e preservados. Algumas amostras serão preparadas para exposição, atividade que fará parte de um projeto de ensino com estudantes da disciplina de Geologia Geral.

À tarde, os acadêmicos participaram de um experimento prático acompanhando os procedimentos de campo em busca de fósseis no sítio geopalentológico Campaleo, terreno destinado à construção de uma fábrica, mas que foi doado para fins científicos e de pesquisa após a descoberta de seu valor geocientífico.

Na região de Mafra, já foram encontrados, em rochas com idade de aproximadamente 280 milhões de anos, microfósseis de conodontes, classe de vertebrados primitivos que existiu há mais de 540 milhões de anos e raramente passava de 4cm de comprimento. 

Sobre o museu

Conhecido como um dos poucos museus de história natural do país, o Museu da Terra e da Vida do Cenpaleo é dividido em salas temáticas. A Sala do Universo mostra aos visitantes a estrutura da Terra, as galáxias e tudo o que compõe o universo, já a Sala da Terra contém amostras de rochas metamórficas, ígneas, sedimentares e minerais.

Na sala da vida antiga, estão expostos fósseis como Trilobitas da Era Paleozoica, que viveram há 300 milhões de anos. Além de outros inúmeros fósseis de animais e também troncos fósseis. Há ainda outras duas alas que abordam os últimos grandes répteis, onde se encontram réplicas de dinossauros e a que apresenta animais taxidermizados.

Assessoria de Comunicação da Udesc (Ascom)
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h