Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/05/2018-17h20

Aluna da Udesc conquista três medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos Universitários

Tatiane (ao centro) foi primeira paratleta a representar Udesc em uma competição - Foto: Divulgação
A paratleta Tatiane Selhorst Philippi Kunz, estudante do Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), conquistou três medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos Universitários, entre 9 e 12 de maio, no Centro Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo. A acadêmica foi ao lugar mais alto do pódio nos arremessos de peso, disco e dardo.

A competição reuniu mais de 250 competidores de quase 200 instituições de ensino, com provas de atletismo, bocha, judô, natação, parabadminton, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas. Com o resultado, Tatiane garantiu vaga nos Jogos Paralímpicos Universitários Panamericanos, em julho, também no CTPB.

Na Udesc, Tatiane é estudante da segunda fase do curso a distância de Licenciatura em Informática, da Udesc Cead, vinculada ao polo de Braço do Norte. É sua segunda graduação pela instituição: em 2015, concluiu o curso de Pedagogia, também na modalidade EAD. Como paratleta, ela integra a equipe da Associação Esportiva e Paradesportiva - Asespp Paralímpica do município.

Estímulo

Natural de Criciúma e residente de Braço do Norte há mais de 20 anos, Tatiane começou a praticar paraesporte no ano passado, graças ao estímulo da treinadora Jane Neves Pereira, da Asespp. "Depois que sofri um acidente de carro, fiquei um tempo sem poder andar e pensei que nunca mais poderia praticar esportes", conta.

O envolvimento com o atletismo paraolímpico iniciou após uma conversa informal com a treinadora, que acreditou no seu potencial e, diante do bom rendimento, a motivou a ingressar em competições a partir deste ano. Sua estreia foi em uma etapa regional do circuito Loterias Caixas, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. "Comecei a competir sem maiores ambições, concorrendo com pessoas que fazem isso há anos."

Para participar dos Jogos Paralímpicos Universitários, Tatiane teve apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc (Proex), responsável pela sua inscrição como estudante. Primeira paratleta a representar a universidade, ela conta que conquistar as medalhas de ouro foi "uma emoção enorme" e torce para que seus resultados possam abrir caminho para outros estudantes também começarem a competir.

Os seguidos resultados positivos a fazem sonhar inclusive em obter índices para participar dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2020. Parece desafiador, mas superação é uma palavra que definitivamente faz parte do seu dia a dia: "Defina o que é impossível pra você e, então, mude. Vença, supere barreiras e rompa limites, todos os dias, dentro e fora do esporte", conclui Tatiane.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Tatiane (ao centro) foi a primeira paratleta a representar a Udesc em uma competição
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h