Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/06/2015-14h59

Aluna da Udesc Planalto Norte cria aplicativo que identifica pontos turísticos de São Bento do Sul

Para usar ferramenta, usuário deve apontar câmera de aparelho para ponto turístico - Foto: Div.

A aluna Tamy Emily Beppler, do curso de Sistemas de Informação do Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em São Bento do Sul, criou um aplicativo de realidade aumentada que reconhece os pontos turísticos da cidade e apresenta as informações locais na tela, acompanhadas de uma galeria de fotos.

O projeto é resultado do trabalho de conclusão de curso (TCC) que Tamy defenderá na próxima quarta-feira, 24, depois de desenvolvê-lo sob orientação do professor Leandro Correa Pykosz.

Para assistir à banca, ela pretende convidar o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jocelito Pierin.

A acadêmica, que tem 22 anos, é natural de São Bento do Sul e concluirá a graduação em Sistemas de Informação no segundo semestre deste ano.

Como funciona a ferramenta

Segundo Tamy, o aplicativo é destinado a dispositivos móveis que utilizam a plataforma Android, uma das preferidas dos usuários, e voltado a turistas e moradores da cidade "que desejam conhecer um pouco mais sobre São Bento do Sul".

Para usar o aplicativo, o usuário deve apontar a câmera do aparelho (celular ou tablet) para o ponto turístico ou para a placa localizada em frente. Caso seja um local cadastrado, a ferramenta reconhecerá o ponto e terá a opção de mostrar informações sobre ele.

A aluna da Udesc Planalto Norte esclarece também que, se o local não constar como um dos pontos turísticos pré-selecionados, o aplicativo não terá nenhuma informação além da imagem da câmera.


Mercado e projetos futuros

Depois de observar que o aplicativo foi desenvolvido por meio de softwares gratuitos, Tamy ressalta que ele apresentou "ótimos resultados e tem grandes chances de sucesso se for lançado no mercado". Para obter desempenhos ainda melhores, ele poderá ser aprimorado antes do lançamento.

Com base nas experiências adquiridas com os softwares utilizados durante a elaboração do trabalho, a estudante diz que pretende dar continuidade ao projeto.

"Durante o desenvolvimento e até mesmo na etapa de testes, foi possível constatar diversas maneiras de aprimorar a própria aplicação em projetos futuros", garante.

Segundo ela, projetos em outras áreas já estão sendo estudados como, por exemplo, a criação de um aplicativo na área jornalística, "com notícias de jornal por meio de pequenos vídeos, nos quais o usuário utilizará a realidade aumentada para poder visualizá-los".

Importância do turismo

Tamy conta que, durante o intercâmbio que realizou em Portugal pela universidade e viagens por outros países da Europa, pode observar o olhar do turista e suas necessidades.

"Percebi o quanto é necessário o investimento em turismo em São Bento do Sul. Também são poucas as informações sobre os pontos turísticos da cidade", declara. "A tecnologia vem a ser uma forte aliada nesse processo de melhorias do turismo do município."

Leia mais:

04/02/2015 - Estudantes da Udesc Joinville expõem trabalho na Campus Party

14/10/2014 - Alunos da Udesc participam de votação na internet para final de concurso de empreendedorismo

05/12/2013 - Projeto de egresso da Udesc sobre adoção é premiado em concurso internacional

15/05/2013 - Mestrando da Udesc Joinville apresenta nesta sexta sistema que detecta uso de celular ao dirigir

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h