Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/06/2018-13h03

Aluno da Udesc realiza estudo sobre dietas para camarões em universidade americana

João, da Udesc Laguna, analisa espécie de camarão em  laboratório da Virginia Tech. Foto: Ailenn Devlin/divulgação 
Desde fevereiro deste ano, o acadêmico João Cunha, do curso de Engenharia de Pesca do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Udesc, em Laguna, aceitou um desafio internacional: realizar seu estágio final de curso na Universidade Estadual e Instituto Politécnico da Virgínia (Virginia Tech), nos Estados Unidos.

Apesar do campus da universidade americana estar localizado na cidade de Blacksburg, a estação de pesquisa em que o acadêmico atua, a Virginia Seafood AREC, fica em Hampton, cidade litorânea a cerca de 300 quilômetros de Washington. "As pesquisas e atividades são todas independentes do campus. Aqui não trabalham professores da universidade, são pesquisadores próprios para o laboratório", conta.

Seu ingresso na universidade foi possível a partir de uma parceria da Udesc com a Virginia Tech. "O meu orientador [Giovanni Mello, professor do Ceres] me colocou em contato com o diretor do centro de pesquisa, Michael H. Schwartz, que é uma das pessoas mais influentes da área da aquicultura a nível mundial", lembra João.

Segundo o acadêmico, o processo de aceitação na universidade correu facilmente, e ele marcou uma reunião por Skype para resolver os assuntos relativos à documentação e datas. "Eu escolhi a Virgínia Tech pela excelência do centro de pesquisas e pelo meu interesse na produção de animais aquáticos ornamentais, que é uma das principais linhas de pesquisa daqui do laboratório", afirma.

No laboratório da Virginia Tech, o aluno da Udesc trabalha em dois projetos. Um deles é relacionado ao uso de diferentes dietas na larvicultura, direcionadas a duas espécies de camarões ornamentais: o camarão limpador (Lysmata amboinensis, que vai resultar em um artigo para a revista Aquaculture), e o camarão da espécie Thor amboinensis, conhecido como “sexy dance shrimp” (veja no vídeo).  





O outro projeto é um artigo descritivo das fases larvais dos camarões com registros fotográficos de ambas as espécies para ser publicado no Sea Grant, uma rede nacional de universidades que trabalham para manter a economia e o meio ambiente costeiros saudáveis. 

"A experiência por aqui está sendo incrível. A maneira de gerar pesquisa aqui é completamente diferente, além de trabalhar com pessoas tão renomadas do meio", ressalta João.

O estágio na Virgínia Tech será concluído até o final deste mês, mas o acadêmico da Udesc foi convidado para voltar à universidade após sua formatura, em agosto, e dar continuidade às pesquisas até dezembro.  

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Thor amboinensis, o sexy dance shrimp
  • Fire Shrimp
  • camarão limpador, Lysmata amboinensis
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h