Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/03/2017-18h50

Alunos da Udesc participam do 12º Festival de Música de Santa Catarina, em Jaraguá do Sul

Paulo Batschauer foi solista no concerto de abertura e spalla da orquestra no encerramento do Femusc. Foto: Divulgação
Três estudantes dos cursos de Música do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participaram do 12º Festival de Música de Santa Catarina (Femusc). De 26 de janeiro a 4 de fevereiro, Arilton Rodrigues Medeiros Júnior, João Geraldo Salvador Filho e Paulo Batschauer estiveram no maior festival-escola da América Latina, que reuniu mais de 400 alunos e 50 professores de várias nacionalidades.

O Femusc acontece todos os anos em Jaraguá do Sul e, como resultado de uma agenda de estudos e ensaios intensos com instrumentistas renomados, promove concertos e recitais gratuitos e abertos ao público. A seleção dos participantes é realizada por meio de vídeos, enviados no ato da inscrição para o evento, demostrando o conhecimento do candidato no instrumento musical ou no canto. O professor João Titton, do Departamento de Música (DMU) da Udesc Ceart participou de recitais durante o evento.


Aluno da sétima fase do curso de bacharelado em Música, opção Violino, Paulo já participou de edições anteriores do Femusc, em 2007, 2010 e 2016. Neste ano, Paulo foi solista na abertura do festival com uma peça de Henryk Wieniawsky e spalla no concerto de encerramento. Segundo ele, foi a primeira vez solando para um público tão grande como o que estava assistindo ao concerto no Grande Teatro da Sociedade Cultura Artística (Scar).

“Com certeza foi uma experiência única na minha vida. No decorrer do festival conheci pessoas de diferentes lugares do Brasil e do mundo. São contatos para uma vida inteira, aprendemos como outras pessoas estudam e temos uma visão mais ampla do universo da música erudita, e que temos que sempre estudar com muito foco e paciência”, conta Paulo.

Outro acadêmico da Udesc Ceart veterano no Femusc é João Geraldo, que está na sétima fase do curso de licenciatura em Música. Ele participou de oito edições do festival. Alguns dias depois de voltar de Jaraguá do Sul, João viajou para Faenza, na Itália, para participar do Fiato Al Brasile 2017, um festival de música brasileira, onde foi estreada uma composição sua para Big Band chamada Inganno.

Sobre o Femusc 2017, João conta que os dias de estudo são divididos conforme agenda apresentada pela organização do evento, o que para o tubista significou duas horas diárias de aula em grupo e horários diversos de ensaios com orquestras e música de câmara. “Tocar em orquestra sempre é algo gratificante e de muita alegria para um músico. No festival tive a honra de tocar com Leon Spierer que foi durante anos Spalla da Filarmônica de Berlin e também a honra de tocar Gustav Mahler, que sempre é um desafio no repertório da música de concerto”.

Arilton, mestrando em Música e bacharel em Piano pela Udesc, participou pela primeira vez do Femusc em 2017. Segundo o mestrando, a agenda dos pianistas participantes é repleta de ensaios de música de câmara, aulas em grupo e individuais, master classes, concertos solos e concertos sociais, como os que foram feitos em hospitais, asilos e shoppings. “A vivência e a troca de experiências com pessoas de outras nacionalidades, costumes e culturas diferentes foram extremamente ricas porque na realidade, todos nós nos entendíamos, afinal a música é uma linguagem universal”.

Para ele, a experiência no festival ajudou a somar no conhecimento adquirido na Udesc. “Em muitos momentos das aulas eu relacionava questões que eram abordadas pelos professores de música da Udesc. Isso me fez refletir quanto reconhecimento devo aos professores que tive no Departamento de Música. Sabemos que o cenário musical e cultural do país não é dos melhores, mas participar do Femusc me fez ter uma visão mais ampla do que é fazer música, a quantidade de assuntos que estão relacionados com a execução instrumental. A oportunidade que tive em participar e assistir ótimos concertos foram uma experiência única e de uma grandiosidade musical que levarei para vida toda”, conta o pianista.

Mais sobre os acadêmicos

Arílton Rodrigues Medeiros Junior - Piano

Natural da cidade de Tubarão/SC. É graduado no curso de bacharelado em Piano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participando ativamente em master classes e grupos de pesquisa. Foi orientado pela professora Dra. Maria Bernardete Castelan Póvoas, e teve aulas com Prof. Dr. Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros e o Prof. Dr. Luís Claudio Barros Pereira da Silva. Atualmente, desenvolve o trabalho de pianista colaborador em coros na cidade de Florianópolis e é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) na área de Interpretação e Criação Musical pela Udesc.

João Geraldo Salvador Filho - Tuba

Estudante de licenciatura em Música na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Estudou na Escola de Música de Biguaçu de 2006 a 2009. Depois, tornou-se professor na mesma instituição de 2010 a 2013. Trabalhou com orquestras como Orquestra Sinfônica de Santa Catarina e Camerata Florianópolis, incluindo o concerto no Rock in Rio 2016. Lecionou na Banda Marista Pio XII no Paraná na cidade de Ponta Grossa. Participou de oito edições do Femusc, duas edições da Oficina de Música de Curitiba e de três edições da Conferência de Tuba Eufônio Sul, entre outros festivais.Neste ano, em fevereiro, foi convidado a participar do Fiato Al Brasile 2017 em Faenza, na Itália, onde entreou uma composição para Big Band chamada Inganno.

Paulo Batschauer - Violino

Natural de Joinville, iniciou seus estudos de violino em 1998, aos 5 anos de idade, na Escola de Música Arte Maior. Formado pelo método Suzuki em 2007, ele também integrou a Orquestra de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos em 2005, no Rio de Janeiro. Atualmente, é aluno do bacharelado de violino na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) sob a orientação do professor João Titton. Na Udesc participou da Orquestra Acadêmica e do Quarteto de Cordas como 1º violino. Paulo aprimorou seus conhecimentos musicais em vários festivais, incluíndo o Femusc em 2007, 2010, 2016 e 2017, sendo spalla da orquestra do festival no ano de 2017. Participou no Festival de Inverno de Campos do Jordão em 2015. Fez masterclass com Paulo Bosísio, Daniel Guedes, Charles Stegmann, James Alexander, Ole Bohn e Leon Spierer.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h