Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/04/2017-15h52

Alunos da Udesc recebem aulas gratuitas de alemão ministradas por estudantes estrangeiros

Atividades iniciaram nesta terça na Udesc Esag. Fotos: Gustavo Vaz/Ascom
Uma turma de 15 estudantes do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está recebendo neste semestre aulas de alemão, ministradas gratuitamente por estudantes estrangeiros em mobilidade acadêmica. Os encontros semanais iniciaram na tarde desta terça-feira, 11, e prosseguem até junho.

As atividades integram um projeto de ensino coordenado pelo professor Jovane Medina Azevedo, do Departamento de Administração Empresarial (DAE) da Udesc Esag, que recepcionou os acadêmicos na aula inaugural.

Os dois acadêmicos alemães que ministram as aulas – Laura Cherkaoui e Robert Walle – são provenientes da Universidade de Ciências Aplicadas de Merseburg e vieram estudar no Brasil por até um ano.

Os encontros são ministrados em alemão e inglês, seguindo o programa definido junto aos professores que coordenam a iniciativa: Jovane Medina, na Udesc Esag, e Boris Kaehler, na Universidade de Merseburg.

O projeto integra uma parceria com a instituição alemã: para seleção da turma, que teve 76 inscritos, um dos critérios adotados foi o interesse em fazer mobilidade acadêmica para a Alemanha, especialmente para a Universidade de Merseburg.

Aulas de português na Alemanha

Este é o segundo ano de atividades do projeto, que segue a via de mão dupla: em Merseburg, estudantes brasileiros da Udesc Esag também lecionam português para acadêmicos interessados em estudar no Brasil.

Neste semestre, as aulas na Alemanha estão sendo ministradas por Gustavo Alberto Gomes Susin, aluno de Administração da Udesc Esag, que permanecerá um ano no País – no segundo semestre, fazendo estágio internacional em uma empresa indicada pelos professores.

Na Udesc Esag, a parceria com a Universidade de Merseburg é resultado da articulação do professor Medina, que em novembro do ano passado visitou instituições na Alemanha.

Em março deste ano, o professor Kaehler também esteve no centro de ensino, quando ministrou uma palestra sobre liderança e conversou com estudantes sobre oportunidades de mobilidade acadêmica e de estágio em Merseburg.

Na aula inaugural desta terça, o professor Medina destacou que as aulas são uma "contribuição de aluno para aluno", viabilizada pelo trabalho voluntário dos participantes e sem custos para a universidade.

Leia mais:

08/03/2017 - Professor de universidade alemã ministra palestra na Udesc sobre liderança e mobilidade acadêmica

08/12/2016 - Programas de mobilidade acadêmica reforçam parceria entre Udesc e universidades estrangeiras

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunica-esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Atividades iniciaram nesta terça na Udesc Esag
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h