Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/03/2018-15h19

Alunos da Udesc têm palestra com especialistas sobre cidadania tributária e Simples Nacional

Auditor federal Antônio Astorga. Foto: Carlito Costa/Ascom
Estudantes dos cursos de graduação em Administração, Ciências Econômicas e Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) tiveram nesta quarta e quinta-feira, 21 e 22, a oportunidade de discutir e saber mais sobre a ideia de cidadania tributária e o funcionamento do Simples Nacional. As palestras, no auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), ficaram a cargo no auditor da Receita Federal Antônio Carlos Astorga e analista tributária Fernanda Rodrigues.

Os estudantes de Administração assistiram à palestra na quarta-feira à noite e os de Ciências Econômicas e Administração Pública, nesta quinta pela manhã. Os eventos estão ligados ao Projeto de Ensino e Aprendizagem em Direito Tributário da Udesc Esag, coordenado pelo professor Fabio Pugliese.

Para o auditor federal Antônio Carlos Astorga, é preciso que os alunos de graduação comecem a discutir a ideia de cidadania tributária. “Trazemos a eles uma reflexão sobre os sistemas tributários, sobre os estereótipos que circulam na sociedade (o leão do imposto, o pato a ser pago) e como esses estereótipos acabam travando o diálogo sério sobre a questão”, explica o auditor. “É preciso que o cidadão se envolva, seja parte desse processo, discuta a sociedade que quer e os impostos necessários para chegar a ela”.

IRPF

O projeto de ensino trará mais uma palestra aos estudantes, desta vez sobre Importo de Renda para Pessoa Física (IRPF), na próxima terça-feira, 27, no Plenarinho da Udesc. Essa palestra será aberta ao público e transmitida ao vivo por videoconferência, pelo site vc.udesc.br.

Mais informações podem ser obtidas com o professor Fabio Pugliese, pelo e-mail fabio.pugliese@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Antonio Carlos Astorga, auditor da receita federal
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h