Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/12/2017-17h10

Alunos de Administração Pública da Udesc fazem consultoria de processos em organização da Capital

Projeto mobilizou estudantes da Udesc Esag. Fotos: Divulgação
Estudantes de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizaram no segundo semestre deste ano um trabalho acadêmico de consultoria de processos para a Irmandade do Divino Espirito Santo (Ides), organização da sociedade civil que realiza projetos socioeducativos em prol de centenas de jovens e famílias da Grande Florianópolis.

Promovida pela turma do sexto termo, a iniciativa integrou a disciplina de Gestão de Organizações do Terceiro Setor, ministrada pela professora Aghata Gonsalves no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), e contou com a parceria do Instituto Comunitário Grande Florianópolis (Icom).

Ao todo, 25 acadêmicos participaram da atividade, que buscou colaborar para o desenvolvimento de relatórios anuais de atividades, além de planejar, em conjunto com voluntários do Ides, novas formas de mobilização de recursos para a instituição.

A proposição dos relatórios anuais tem como finalidade maior ajudar a organização a divulgar suas ações, sua capacidade de atendimento e sua transparência contábil, aprimorando sua comunicação com a sociedade.

A turma atuou dividida em cinco grupos, cada um responsável por um núcleo da Ides: os da Infância (Centro de Educação Infantil Girassol - NUI Ceig e Lar São Vicente de Paula (NUI Lar); o Núcleo Arte Educação (NAE); o Núcleo Formação e Trabalho (Nuft); e o de Gestão.

O trabalho envolveu diversas visitas dos acadêmicos à organização, para conhecer sua estrutura, gestores, o trabalho que realizam e sua importância para centenas de crianças e adolescentes de Florianópolis.

Proposta de intervenção

Como produto, cada grupo elaborou uma proposta de relatório de atividades para um dos cinco núcleos analisados. Os estudantes também desenvolveram, em conjunto, uma proposta de intervenção para que a organização possa dar continuidade às suas ações e melhorar seus processos.

A entrega final do trabalho pelas equipes foi realizada na Udesc Esag no final de novembro e, segundo o aluno Daniel Albiero, "foi um momento de grande satisfação para os estudantes e para a Ides".

No início de dezembro, um grupo de alunos apresentou os trabalhos e seus resultados na sede da Ides, para gestores e profissionais da organização - para a estudante Julia Cunha, uma das acadêmicas participantes, um dos pontos altos da consultoria. "Foi uma experiência muito engrandecedora, por todos os resultados entregues à Ides e principalmente por essa aproximação com organizações da sociedade civil”, afirma.

Este foi o segundo semestre consecutivo em que foi realizada a atividade, batizada no primeiro semestre de Projeto Trevo Solidário. O nome é inspirado no “Modelo Trevo”, teoria que aborda as dimensões de gestão de organizações da sociedade civil.

Leia mais:

06/06/2017 - Alunos de Administração Pública da Udesc analisam gestão de organizações da sociedade civil

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunica-esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Projeto mobilizou estudantes da Udesc Esag
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
  • Imagem 11
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h